Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Doação de sangue regular é fundamental para o SUS

Unidades de Petrópolis e Teresópolis pedem apoio aos doadores | Foto: Agência Brasília/Geovana Albuquerque

Por Gabriel Toledo*

Com a chegada do mês de junho, uma campanha ganha destaque nacional: o junho vermelho, que promove o incentivo à doação de sangue em todo o país. Mesmo com o incentivo da campanha, os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão em alerta. A iniciativa do Junho Vermelho tem como marco o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, e busca conscientizar a população sobre a importância do gesto solidário, especialmente durante o inverno, quando os estoques dos hemocentros costumam atingir níveis críticos.

Eliane Custódio, captadora de doadores do Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis, destaca que a unidade precisa de doações. "Atualmente os estoques estão em um estado muito baixo, um período bem crítico. Essa situação é preocupante para toda a cidade, na questão do atendimento aos clientes."

Tipo sanguíneo universal

O sangue tipo O negativo, além de ser essencial para emergências, quando não é possível realizar exames rápidos para identificar o tipo sanguíneo do paciente, é universalmente compatível, / e pode ser transfundido em qualquer pessoa. Esse tipo de sangue também está em baixa na unidade. "O estoque desse tipo sanguíneo também está muito abaixo do ideal, estamos muito preocupados com esta questão. Nós precisamos de todos os tipos de sangue, todos são importantes, porém, o "O" negativo é o tipo o universal, ou seja, quem possui esse tipo pode doara para qualquer pessoa." destacou a captadora.

Como o sangue é utilizado após a doação

A doação é essencial para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo utilizada em procedimentos como cirurgias, atendimentos de emergência, além de tratamentos contra o câncer. O casal, Sílvio e Silvana, fazem parte desse gesto de solidariedade de forma rotineira. Sempre que podem, eles vão até o banco de sangue fazer a boa ação. "A doação é muito importante, é um procedimento muito tranquilo e não dói nada. Fico muito feliz de poder salvar até 4 vidas. Sempre que posso estou aqui." relatou a cozinheira. "É muito gratificante participar deste ato de solidariedade, eu e minha esposa sempre estamos doando. Afinal, um dia pode ser que nós estejamos precisando de sangue." disse o caminhoneiro.

Critérios para ser
um doador

Os principais requisitos para a doação de sangue são: ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar a partir de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Caso o doador tenha passado por algum procedimento como tatuagem, piercing ou cirurgia, é necessário aguardar um intervalo de seis meses. Mas em casos de dúvida, a orientação é que a pessoa faça uma ligação para a unidade e tire as dúvidas.

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fica localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1.130, Bingen. As doações podem ser realizadas no local das 7h às 18h todos os dias, inclusive domingos e feriados. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp no número (24) 99269-4355, ou pelo telefone fixo, 2245-2324.

*Estagiário sob supervisão