Por: Leandra Lima - PETR

Táxis de Petrópolis terão que atualizar tarifa a partir de junho

Novas metragens entram em vigor dia 06 de junho | Foto: Camilla Haas

Por Leandra Lima

A partir do dia 6 de junho os táxis que circulam na cidade de Petrópolis, terão novas tarifas. A recomendação é do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), que informou a necessidade de atualização da tabela e da verificação metrológica dos taxímetros da região. Um dos vetores das mudanças mencionadas, aponta para o aprimoramento da Administração Pública em relação aos atendimentos dos usuários e exercer de forma eficaz o controle e fiscalização dos serviços prestados.

Diante do processo, ficou estabelecido que entre os dias 6 a 13 de junho, os taxistas juntamente com as oficinas credenciadas deverão atualizar as tarifas, algo já previsto no decreto municipal n° 70/2025, que foi publicado em 30 de abril. Durante a ação as oficinas vão ter que recolher lacres, selos e outros itens que contêm registros da tarifa desatualizada. Após a execução dessa etapa, a credenciada deverá lacrar o taxímetro com a marca de "Reparo", no caso a etiqueta de reparo, devendo conter o lacre azul do Inmetro disponibilizado pelo IPEM/RJ.

Conforme a recomendação expedida pelo instituto, o número da etiqueta, assim como do lacre identificador utilizado, deverá ser transcrito para a 'Guia de Serviço' emitida pela oficina, que deverá ser mantida no veículo do taxista permissionário até a 'Verificação Metrológica'. Após cumprimento de todos os procedimentos, qualquer utilização de tabelas de correção de tarifas emitidas pelo o município, após o período descrito, não poderá ser usada, correndo risco de gerar penalidades.

Com a nova tarifa, os taxistas se sentem otimistas com a mudança. O motorista Paulo Martins, de 53 anos, informou que a medida se faz necessária frente ao cenário econômico atual. "A medida é importante, enxergar com bons olhos, pois tudo está aumentando, precisamos seguir o fluxo das coisas se não saímos na desvantagem. Hoje, R$ 100 de gasolina não dá para rodar por muitos dias, tá tudo muito carro, por isso precisamos ter uma atualização", disse.

Verificação Metrológica

De acordo com IPEM, o procedimento de verificação metrológica, será executado entre 9 de junho a 2 de julho, na feirinha de Itaipava. Neste dia, será feito a análise documental.

Segundo o texto, "para execução do serviço de verificação do taxímetro, será necessária a apresentação dos seguintes documentos original e cópia : I - Carteira Nacional de Habilitação; II - Certificado da última Verificação Metrológica do taxímetro; III - Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV), do exercício atual ou do imediatamente anterior; IV - Certificado de Segurança Veicular (CSV) para veículos movidos a gás natural (GNV), dentro da validade prevista no certificado; V - Certificado atualizado do poder municipal concedente; VI - Comprovante de agendamento impresso e Comprovante de pagamento da taxa metrológica; VII - Procuração para terceiros e o documento oficial de identificação do procurador."