Por: POR RICHARD STOLTZENBURG

PETROPOLITANAS: Licença de Domingos Protetor é questioanda por parlamentares

Vídeo com críticas foi publicado nas redes sociais | Foto: TV Câmara

A sessão realizada na última terça-feira (05) foi marcada pela posse do veredor Henrique Laranja. Porém, outro tema também foi destaque logo no início da sessão e envolvendo o ex-vereador Domingos Galante Neto (Protetor). O presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja (PSD), foi questionado sobre a licensa concedida ao suplente para atuar no executivo. Atualmente Domigos Protetor exerce o cargo de Diretor de Planejamento da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

Questionamento e cassação da suplência

O vereador Léo França (PSB) foi o parlamentar quem questionou a licensa, alegando falta de instrumento jurídico por parte da Câmara e informou que Domingos anda pela rua ao 12h, enquanto deveria exercer a fundção a qual foi posto . Informou ainda que buscará a cassação da suplência de Domingos Protetor. Em resposta aos questionamentos, também feitos pelo vereador Tiago Leite (PSD), Coruja alegou que foi protocolado o pedido de afastamento do parlamentar e que os documentos serão encaminhados ao gabinete de Léo França e Tiago Leite.


Por sua vez, Domingos Protetor informou que sempre quis fazer parte do executivo e que saiu por vontade própria e dentro da legalidade e que a informação dada por Léo França é mentirosa. "Ele deve estar desesperado com os processos que ele responde. Pois eu fiz tudo dentro da legalidade e só poderia me caçar se eu estivesse em exercício do mandato e por motivo justo e legal", informou o ex-parlamentar.

Cassação da suplência

Léo França citou que Domingos anda pela rua ao 12h, enquanto deveria exercer a função a qual foi posto . Informou ainda que buscará a cassação da suplência de Domingos Protetor. Em resposta aos questionamentos, também feitos pelo vereador Tiago Leite (PSD), Coruja alegou que foi protocolado o afastamento do parlamentar e que os documentos serão encaminhados ao gabinete de Léo França e Tiago Leite. Por sua vez, Domingos afirmou que sempre quis fazer parte do executivo e que a informação dada por França é mentirosa.

Justiça mantém reajuste salarial do executivo

Reajuste salarial foi aprovado na Câmara em 2024 | Foto: Arquivo/TV Correio da Manhã

O juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins, proferiu no dia 24 de janeiro uma decisão que manteve o reajuste de salário em cerca de 70% para o prefeito de Petrópolis e para o secretariado na ação, ingressada pela vereadora Júlia Casamasso (PSOL), que visava suspender o aumento.

O reajuste salarial foi discutido em sessão da Câmara Municipal, realizada no dia 20 de dezembro e de 15 parlamentares, 13 aprovaram o reajuste. A pauta foi levada à Câmara com a argumentação de que os salários de prefeito e secretários em Petrópolis não eram reajustados desde 2013. Na decisão, o magistrado não identificou irregularidades nos projetos de lei 203 e 204 referentes ao tema.

 

96 petropolitanos contemplados

O público beneficiário são atletas de alto desempenho que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Até o momento, 96 petropolitanos foram contemplados. As categorias contempladas são: Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica,Paralimpica e Surdolímpica. Como no edital anterior, o benefício é estendido para atletas gestantes e puérperas, atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico poderão se inscrever para receber o auxílio e obter condições para se dedicarem.

Bolsa atleta abre novas vagas

O Ministério do Esporte abriu nesta semana as inscrições para o programa 'Bolsa Atleta', programa de patrocínio individual para o esporte. As isncrições pode ser feitas até o dia 24 de fevereiro. Segudo o ministério, a previsão é que a lista de contemplados ser publicada entre os dias 22 a 24 abril. Além de estabelecer critérios e procedimentos para concessão do benefício, suspensão e cancelamento de bolsas, o edital lista formas e prazos para a inscrição dos atletas interessados.