Por Richard Stoltzenburg
Moradores da localidade Vale do Cuiabá, em Petrópolis, estão enfrentando dificuldades com o transporte público. Apesar da virada do ano, um problema antigo permanece na localidade, a quebra frequente da linha 705 que opera na região. Segundos os moradores, somente no mês de janeiro, o ônibus operado pela empresa Turp Transporte, quebrou 15 vezes.
O trecho entre o terminal Itaipava e ponto final, na Estrada Ministro Salgado Filho é de 10,3 quilômetro e o trajeto é feito em cerca de 40 minutos, o que agrava ainda mais a situação quando o ônibus quebra. Segundo o morador Emerson carvalho, as quebras aumentaram após a Turp assumir parte das linhas da Petro Ita. “Ano passado os ônibus já quebravam e se pararmos para pensar, metade do mês de janeiro não tivemos ônibus em determinados horários. Cheguei a fazer uma planilha e levamos até a diretoria da Turp, não só das quebras, mas referente aos horários que deixaram de circular, mas nada adiantou”, comenta.
Manifestação
Diante da inércia da Turp em solucionar o problema, moradores da localidade realizaram uma manifestação na manhã do último sábado (01), reivindicando melhorias na prestação do serviço. Cerca de 35 moradores participaram do movimento, que foi iniciado às 08h e seguiu até às 10h na rua Nova Esperança. Caso o problema não seja solucionado, um novo protesto será realizado pelos moradores.
De acordo com as informações no site da Companhia Petropolitana de Trânsitos e Transportes (CPTrans), a linha 705 opera de segunda à sexta entre 04h30, com saída do bairro e 23h45, saindo do terminal, aos sábados de 04h30 saindo do Vale do Cuiabá à 23h45, saindo do terminal, assim como aos domingos e feriados. Ainda no portal é informado que são realizadas 31 viagens no dia. Porém, desde a pandemia, os horários não são cumpridos. “Aos domingos, apenas um coletivo opera a linha e com isso, quando o ônibus quebra, a localidade fica sem ônibus por mais de duas horas”, comentou Emerson.
O que diz a Turp?
Em nota, A Turp Transporte informou que está, há alguns dias, em diálogo com um representante da região. Que já trabalha na realocação de veículos que possam atender, com mais eficiência a localidade. E que está elaborando ajustes na programação de horários, mediante análise técnica e de demanda.