Por: Tales Faria - BSB

Ministros esperam recuo do relator do caso Master no TCU

Jhonatan de Jesus, ministro do TCU | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ministros do Tribunal de Contas da União apostam que o colega Jhonatan de Jesus recuará no pedido de investigação sobre a atuação do Banco Central no caso Master.

Jhonatan é o relator do caso no Tribunal. A expectativa é de que, na volta do recesso da Corte, em meados de fevereiro, ele comunique ao plenário que fez levantamentos preliminares e concluiu que não há necessidade de aprofundamento das investigações sobre a atuação do BC.

Essa foi a impressão que o ministro passou aos colegas. Ele é um médico de 43 anos e ex-deputado federal pelo Republicanos de Roraima; filho do senador Messias de Jesus, foi indicado para o TCU na vaga que cabia ao Congresso. Tomou posse em março de 2023.

Na verdade, o que circula no TCU é que o ministro, recente no cargo, teria sido incentivado a inteferir no caso Master pelo presidente do tribunal, Vital do Rego. Mas sua atuação provocou constrangimento entre os colegas, o que estaria levando o próprio Vital a recuar, sem, no entanto, admitir que não é atribuição do TCU investigar o BC.

Vital defendeu essa atribuição de fiscalizar o BC em uma mensagem enviada aos colegas. Mas sentiu que, se o caso for colocado em votação no plenário, poderá ser desautorizado. Daí por que teria aconselhado Jhonatan, nos bastidores, a recuar.