Por: Tales Faria

"Somos alinhados com o Trump e ponto final", diz líder do PL

Deputado Sóstenes Cavalcante | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Vai aí um bate-papo com o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), sobre o alinhamento da oposição com o presidente dos EUA, Donald Trump, e a invasão da Venezuela:

Colunista: O sr acha que o trump está fechando acordo com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e os chavistas?

Sostenes Cavalcante: Ele quer o controle do petróleo. Da forma que ele prendeu Maduro e Esposa, deve ter tido acordo prévio com a Delcy. Mas só o tempo poderá nos confirmar isso ou não.

Mas será uma decepção grande para a líder oposicionista Maria Corina. O que o senhor quis dizer com "deve ter acordo prévio com a Delcy"? Houve traição?

Sostenes Cavalcante:Tenho certeza que tem traição de agentes do governo Venezuelano, resta-nos saber de quem.

Essa negociação da Delcy?

Sostenes Cavalcante: Pois é. Mas ainda está cedo para afirmar.

Parece que o Trump também traiu. Deixou a Maria Corina pendurada na broxa.

Sostenes Cavalcante: Não. Trump defende os interesses americanos, ele não está preocupado com a política interna dos países sul-americanos.

É verdade. Mas deixa na mão quem esperava ajuda dele.

Sostenes Cavalcante: Mas é correto ele se preocupar com os interesses do país dele. E deixar cada país resolver, nas eleições, seus destinos.

Então aí o senhor tem que reconhecer um erro da oposição, que se abraçou ao Trump, ao MAGA (Make America Great Again) e tarifaço sem levar em conta que ele ia se preocupar com o país dele. Acabou manchando o discurso patriótico da oposição no Brasil.

Sostenes Cavalcante: Não acho. Ele tem alinhamento ideológico conosco. Temos que celebrar a eleição dele, do Jose Antonio Kast, no Chile, e Javier Milei, na Argentina. Nós nunca celebramos tarifaço. Celebramos a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tudo bem que há um alinhamento ideológico. Mas ele cuidou da vida dele sem ligar para o fato de que vocês estavam a reboque. Ficar a reboque não foi um erro? Não dava para se alinhar sem ficar a reboque?

Sostenes Cavalcante: Não dava. Somos alinhados e ponto final.

Entendo.

Sostenes Cavalcante: Só o Eduardo Bolsonaro celebrou o tarifaço. O [ex-]presidente Bolsonaro e nenhum de nós celebramos. Todos não concordamos com o tarifaço. Com excessão do Eduardo.