Por:

JORNAL DE TURISMO | Salão do Turismo chega a São Paulo nesta semana

Evento espera receber mais de 30 mil pessoas por dia | Foto: Roberto Castro/ Mtur

O turismo doméstico será o centro das atenções do setor, nos dias 21 e 23 de agosto, com a realização do 9º Salão do Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo no Distrito Anhembi, em São Paulo. A expectativa do MTur é receber mais de 30 mil visitantes por dia nos mais de 10 mil metros quadrados de área total do evento. O tema desta edição é: "Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo". Com entrada gratuita, o Salão traz uma vasta programação com painéis, shows culturais e, principalmente, oportunidades de novos negócios. O destaque será o 2° Feirão do Turismo, a "Black Friday do setor", que se estende até o dia 27 com promoções de até 45% em diárias de hotéis e 30% em passagens aéreas. O público presencial terá à disposição mais de 100 empresas. Os interessados que não puderem participar presencialmente poderão adquirir pacotes e viagens pela plataforma oficial do Salão do Turismo na internet.

 

Momento Positivo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, acredita que a 9ª edição do Salão é mais uma ação da pasta que reforça o momento positivo do setor. Os dados recentes justificam o otimismo de Sabino, já que 48 milhões de viajantes embarcaram em voos pelo país apenas no primeiro semestre de 2025. Além disso, o setor de turismo e hospitalidade foi responsável pela abertura de mais de 114 mil novos postos de trabalho formais. Segundo o ministro, os números atestam a pujança do setor na geração de emprego, renda e desenvolvimento. O Salão do Turismo poderá dar uma maior visibilidade nacional ao bom momento da atividade turística no Brasil.

Retomada Arrojada

O Ministério do Turismo foi ousado ao promover a retomada do Salão do Turismo, em 2023, após um hiato de 12 anos. O evento voltou ao calendário oficial do setor já na gestão de Celso Sabino e ganha força a cada edição. Esse avanço pode representar, quem sabe, o início de uma rivalidade com a Abav Expo, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, como o maior evento do setor de turismo no país. A verdade é que ações estratégicas dessa natureza são fundamentais para a promoção do turismo interno e o que menos importa para o trade turístico é saber quem é o pai da criança.

Turismo e Sustentabilidade

A agenda climática mundial estará no radar da 9ª edição do Salão do Turismo - Conheça o Brasil. No Espaço Sustentabilidade, o público presente poderá acompanhar a apresentação de 10 iniciativas que retratam projetos inovadores e que promovem a sustentabilidade e a transformação social positiva no ramo turístico. Alinhado a discussões globais, como a transição energética, o local será também uma importante área destinada a ampliação e aprofundamento do debate a respeito de temas urgentes para a atividade turística, como as mudanças climáticas e o turismo responsável.

Atrações diversificadas

As atrações do Salão incluem o Espaço das Macrorregiões, repleto de natureza e cultura brasileira, abrindo espaço a apresentações artísticas e performances típicas. Quanto às delícias da boa mesa, o encontro proporcionará uma imersão na gastronomia regional, com 27 receitas expondo os ingredientes únicos da culinária nacional. O Salão também abrigará o Mercadão da Agricultura Familiar, montado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar e que terá 69 expositores de todo o país.

Painéis e Palestras

O Núcleo do Conhecimento promoverá o intercâmbio de informações e experiências sobre políticas públicas e projetos que impulsionam o turismo de forma responsável e inclusiva. A programação durante os três dias de Salão do Turismo terá cerca de 40 palestras e painéis, com temas atuais, como a COP30 de Belém. A acessibilidade também faz parte do portfolio, assim como a economia criativa, a segurança turística de mulheres viajantes e o afroturismo, vertente que promove a cultura, a história e o legado do povo negro

Momento positivo

O bom desempenho da Embraer decorre de uma série de fatores, a exemplo do baixo patamar de endividamento baixo, geração de caixa livre, além de novos contratos de venda de jatos e aeronaves, sem contar o momento complicado enfrentado pela concorrente Boeing.