Por: Sérgio Nery

JORNAL DE TURISMO | CNT cria Câmara Temáticade Turismo de Eventos

Câmara pode ajudar na captação de eventos | Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Turismo criou a Câmara Temática de Turismo de Eventos para dar exclusividade ao debate técnico e à formulação de políticas para o segmento MICE - sigla em inglês para Reuniões, Incentivos, Conferências e Exibições.

Com a segmentação, o CNT pode aprimorar sua atuação na assessoria do Ministério do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional do setor. O grupo de trabalho surge para preencher uma lacuna de um fórum específico no CNT que trate, de forma contínua, das pautas ligadas ao Turismo de Eventos.

É esperar para ver se os 21 membros de diferentes órgãos e entidades irão, de fato, estabelecer uma agenda estratégica de longo prazo que amplie a competitividade internacional do Brasil. Além disso, o colegiado visa fortalecer a promoção de feiras no país e apoiar a captação de eventos internacionais.

 

Ministro defende Belém

O ministro Celso Sabino atua com firmeza na defesa de Belém como sede da COP 30. O clima de incerteza com a alta dos preços da hotelaria põe em risco a presença de delegações na conferência. Sabino está confiante no sucesso do evento no destino que é porta de entrada da Amazônia. A defesa veemente de Sabino vai além do fato da capital paraense ser a sua terra natal. Trata-se da imagem do Brasil como destino de eventos internacionais. Um espaço que deveria ser ocupado por Marcelo Freixo, presidente da Embratur, responsável pela promoção e imagem do país no exterior.

Visto para os Estados Unidos

O turista brasileiro que planeja viajar para os Estados Unidos pode ter ainda mais dificuldades para tirar o visto. A partir de 2 de setembro, os consulados voltam a exigir entrevista presencial para a maioria dos pedidos de visto de não imigrante, inclusive renovações e solicitações de menores de 14 e maiores de 79 anos. A medida revoga flexibilizações da pandemia. Isenções seguem restritas a casos diplomáticos e renovações específicas, mas os agentes podem convocar entrevista a qualquer momento. Melhor checar as regras e garantir o visto americano antes de comprar a passagem.

Experiência Rio de Janeiro

O Governo do Rio de Janeiro promoveu no início de agosto, em Recife (PE), mais uma edição do roadshow 'Experiência Rio de Janeiro'. O projeto visa consolidar os destinos fluminenses entre os maiores mercados emissores do Brasil. A ação percorre 14 cidades ao longo do ano com a capacitação de agentes e operadores de viagens sobre os atrativos turísticos do estado. O próximo será em São José dos Campos (SP), no dia 18 de agosto. O secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, considera que a ação fortalece a presença do interior fluminense no cenário turístico nacional.

Parque do Iguaçu em alta

O Parque Nacional do Iguaçu segue conquistando mais turistas estrangeiros e movimenta a economia. O espaço onde fica as Cataratas do Iguaçu já soma mais de 1,1 milhão de visitantes em 2025. Crescimento de 10,24% na comparação com o mesmo período de 2024. Apenas em julho, mais de 219 mil pessoas de 112 nacionalidades diferentes visitaram o parque - um aumento de 7,43%. É fundamental o investimento em promoção do destino no cenário internacional para que o setor gere empregos e renda para a região.

Festival de Inverno

Bonito (MS), referência nacional em Ecoturismo, também fortalece sua vocação para o Turismo de Eventos. Entre 20 e 24 de agosto, acontece o 24º Festival de Inverno, que já garantiu reservas para 75% dos 7 mil leitos disponíveis. A programação inclui shows de nomes consagrados, como Elba Ramalho e Titãs, além de diversas atrações culturais. Reconhecido como um dos maiores eventos do Mato Grosso do Sul, o festival atrai visitantes de todo o Brasil e até de outros países, movimentando a economia local e ampliando o fluxo turístico.