Por: Sérgio Cabral*

Boas Notícias

Impressionante o volume de obras nas rodovias federais do país. Seja por investimento direto do governo federal, seja por intermédio de concessões. | Foto: Divulgação

Tenho acompanhado o excelente trabalho que o ministro dos transportes, Renan Filho, tem realizado à frente da pasta.

Impressionante o volume de obras nas rodovias federais do país. Seja por investimento direto do governo federal, seja por intermédio de concessões.

O que mais tem me deixado feliz é a retomada de projetos estruturantes para a mobilidade de duas rodovias federais no meu estado: a Dutra e a BR-040. Retomada, pois foram iniciativas frustradas pela recessão econômica e pelo abalo que a mal fadada lava-jato causou no país e, especialmente, no Rio.

Na Dutra estão sendo construídas novas pistas de subida e descida, entre Paracambi e Piraí, trecho crucial de 8 quilômetros da rodovia. São 24 viadutos, reforços de taludes, acostamentos e diversas outras frentes. A obra está prevista para ser entregue entre o final de 2028 e o início de 2029. Os usuários da rodovia com o maior volume de carros e caminhões do Brasil vão finalmente parar de ter pesadelos na subida e descida da Serra das Araras. Hoje, qualquer evento fora da normalidade gera um engarrafamento infernal. Perda de tempo e de atividade econômica. A obra já emprega 3 mil trabalhadores e deve chegar a 5 mil no seu pico.

A Nova Subida da Serra de Petrópolis, na BR-040, é outra importante iniciativa do presidente Lula e do ministro Renan em nosso estado. São investimentos vultuosos na retomada de uma obra paralisada em 2016. Haverá novos túneis, um deles com 4,6 quilômetros de extensão! Ampliação de quatro para seis faixas em partes da rodovia. Os investimentos passam de 8 bilhões de reais, com previsão de entregas escalonadas da obra até 2031. Renan conseguiu destravar o imbróglio jurídico com a paralisação dos investimentos por quase uma década. Além da minha admiração pelo presidente Lula e por Renan Filho, devo dizer que o secretário-executivo do ministério dos transportes, George Santoro, é um dos melhores gestores públicos do Brasil. Digo isso pois trabalhou em meu governo, na secretaria de fazenda, ao lado de Joaquim Levy e Renato Vilela. Houve também o papel importante da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, para destravar os investimentos.

Nada é mais danoso do que obra parada! Essas duas rodovias precisam de melhorias e modernizações estruturantes há muito tempo. São as nossas principais ligações rodoviárias com São Paulo e Minas Gerais. Cerca de 75% do transporte de mercadorias no país são feitos por rodovia, longe o principal modal do Brasil. Nossos estados vizinhos são nossos principais parceiros comerciais. Portanto, duas obras estruturantes muito bem vindas ao nosso estado.

Obrigado, presidente Lula, obrigado ministro Renan Filho. O Rio agradece!

*Jornalista. Instagram:

@sergiocabral_filho