Por: POR RUDOLFO LAGO

CORREIO POLÍTICO | Pará em ritmo de COP30

Mascote da COP30: trampolim para os Barbalho | Foto: José Cruz/Agência Brasil

No dia 11 de novembro, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB), deverá ser eleito presidente do Conselho de Edificações e Clima. Esse conselho vai se reunir dentro da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30. Se a eleição se confirmar, o que é bem provável, será mais um momento importante para a família Barbalho e suas pretensões políticas a partir da conferência. O irmão de Jader Filho, o governador do Pará, Helder Barbalho, é o anfitrião da COP30. A partir de tudo o que acontecerá e será discutido, os Barbalho avaliam poder aumentar o poder de influência que já têm para seguirem no domínio do estado e para empurrar mais o MDB rumo ao apoio à reeleição de Lula em 2026.

 

Maior

O MDB do Pará é a seção mais poderosa do partido. O MDB tem um complexo sistema de divisão de seus delegados nas convenções. Os cargos não são proporcionais às populações do estado, mas efetivamente ao tamanho do partido naquele estado.

85 prefeitos

Além do governador, o MDB elegeu 85 prefeitos no Pará. Tem ainda o senador Jader Barbalho e nove deputados federais. Isso faz com que o estado tenha o maior número de delegados. Dificilmente o MDB fechará um apoio oficial a Lula. Mas o Pará terá influência na decisão.

Jader Filho comandará construções de baixo carbono

Jader Filho deverá presidir conselho internacional | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O conselho que Jader Filho deverá presidir reúne os 70 países que assinaram a Convenção de Chaillot, pela qual os países se comprometem a fazer edificações neutras em carbono. Prédios ecológicos. O ministro já é o responsável por alguns dos pontos que Lula tentará levar como bandeira na disputa pela reeleição: os programas de habitação - Minha Casa, Minha Vida e Reforma Casa Brasil. A presidência do conselho dará ao ministro a possibilidade de agregar um discurso de defesa do meio ambiente aos projetos e às suas construções. No ano que vem, Jader Filho deve disputar uma vaga de deputado federal, nos planos da família.

Planos

Os planos dos Barbalho incluem eleger a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) para suceder Helder Barbalho, que disputará o Senado. O quadro atrapalha as pretensões do ministro do Turismo, Celso Sabino (União), que ambiciona o apoio de Lula para o Senado.

Presença

Todos esses planos, é claro, dependem de tudo dar certo na COP30. Nos dias 6 e 7, começa a cúpula dos chefes de Estado. No dia 10, a conferência propriamente dita, que irá até o dia 20. Até a sexta-feira (24), 132 países tinham confirmado hospedagem. Estima-se 150.

Problemas

Possíveis problemas, é claro, estão sendo contabilizados. Até alguns prosaicos, como o calor em Belém. A previsão do tempo é de 33 graus de máxima na cidade no dia 10 de novembro. Estão previstos eventos ao ar livre, no clima quente e úmido da cidade.

Círio

Durante o Círio de Nazaré, no dia 12 de outubro, uma delegação da ONU, de 25 pessoas, esteve em Belém. E verificou como a cidade lidou para receber um número estimado de 2,6 milhões de visitantes. Avaliou que tudo correu muito bem. Foi um teste para a COP30.