Por: POR RUDOLFO LAGO

CORREIO POLÍTICO | Para Quaquá, tarifa zero para o transporte urbano do país é plenamente possível

Quaquá está em seu terceiro mandato como prefeito | Foto: Bernardo Gomes/Prefeitura de Maricá

Foi o município de Maricá, no Rio de Janeiro, o primeiro do país a tornar gratuito o transporte público. Isso aconteceu na primeira gestão de Washington Quaquá (PT) no município. Hoje, a tarifa zero está em 116 municípios. Novamente prefeito da cidade, Quaquá aplaude a decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva de implantar um programa para estabelecer gratuidade para o transporte público urbano em todo o país. Não somente aplaude como vem ajudando na implementação. "Isso é plenamente possível de ser feito", assegura Quaquá. "Implementar é mais vontade política do que dinheiro", completa. Segundo Quaquá, o custo total de um programa federal de transporte público gratuito giraria em torno de R$ 80 bilhões.

 

Royalties

Quaquá é sempre confrontado com o argumento de que Maricá só tem transporte gratuito porque recebe alta quantia de royalties de petróleo. Ele rebate. "Implementei a tarifa zero quando o município ainda não tinha essa receita do petróleo".

Percentual

Segundo o prefeito de Maricá, o custo com o transporte público corresponde a somente 5% do orçamento do município. Quaquá lembra: se o governo encampa o custo do transporte, há outros custos e subsídios que existem hoje que deixarão de ser contados.

Prefeito criou a Frente Parlamentar pela Tarifa Zero

Ônibus de Maricá circulam sem trocador e catraca | Foto: Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá

"Com a tarifa zero, corta-se todo o custo que se tem com trocadores, catracas e fiscalização", defende Quaquá. "E também outros subsídios que hoje existem com relação ao transporte público", completa. Entram aí, por exemplo, os vales-transportes pagos por empresas. O prefeito de Maricá lembra que hoje há uma parte grande dos passageiros que também tem subsídio no transporte: estudantes, idosos, por exemplo. "Sempre me pareceu uma coisa possível para qualquer município. E até para o transporte mais curto entre municípios", considera. "Agora, se tornando um programa federal, aí nem há o que se discutir nesse sentido".

Assessoria

Quando ainda era deputado federal, Quaquá criou a Frente Parlamentar pela Tarifa Zero, que agora está sendo presidida pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP). Com a experiência de Maricá, ele vem assessorando o projeto que o governo está desenvolvendo.

Estudos

Neste momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que iniciasse estudos sobre a viabilidade de criar um programa federal que, então, repassaria os recursos de transporte para os municípios, viabilizando a gratuidade.

Piloto

A ideia, segundo Quaquá, é que, até o final deste governo, a tarifa zero federal comece a ser implementada em alguns municípios, como experiência piloto. Para, a partir daí, se ampliar paulatinamente para todas as cidades do país, caso haja um novo governo.

Bandeira

Quando se implantou o Sistema Único de Saúde, também houve quem duvidasse. O mesmo com o Bolsa-Família. Há uma aposta de que essa é a área social que o governo ainda não tocou. A aposta, assim, é transformar a tarifa zero em bandeira de campanha em 2026.