Governo de São Paulo

Governo Tarcísio afirma que investigação sobre infiltração do PCC mira gestões anteriores

Governo de São Paulo diz que denúncia apresentada pelo MP junto ao TCU se refere a gestões anteriores

Governo Tarcísio afirma que investigação sobre infiltração do PCC mira gestões anteriores
Integrantes do Ministério da Justiça afirmam que atrasos no envio de dados por parte da atual gestão estadual têm ocorrido de forma recorrente Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo de São Paulo afirmou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre suposta infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) na administração estadual trata de episódios anteriores à gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). O caso foi revelado pela coluna nesta terça-feira (19/5).

Em nota enviada à reportagem, a assessoria do governo declarou que “a representação do MP junto ao TCU se refere a episódios anteriores à atual gestão, com investigações em curso pela Polícia Civil”. Na representação, contudo, não foram divulgados detalhes sobre quais gestões, órgãos, contratos ou agentes públicos seriam alvo da apuração.

O processo tramita na Unidade de Auditoria Especializada em Defesa Nacional e Segurança Pública do TCU e foi protocolado pelo subprocurador do MP junto à Corte, Lucas Rocha Furtado. O órgão aponta indícios de um “modelo organizado de infiltração” do PCC em estruturas da administração pública paulista.

A representação menciona indícios da existência de “fatos gravíssimos”, com “dimensão político-institucional” e possível repercussão nacional e internacional. O processo está sob relatoria do ministro Benjamin Zymler.

Polícia Civil investiga

Procurado pela reportagem, o Governo de São Paulo não informou quais elementos embasam a afirmação de que a representação do MP junto ao TCU trata de fatos ocorridos em gestões anteriores.

O caso ocorre em meio a investigações da Polícia Civil de São Paulo sobre a atuação política da facção criminosa. Em abril, o ex-vereador de Santo André Thiago Rocha de Paula (PSD) foi preso sob suspeita de atuar como articulador do PCC para influenciar prefeituras da Grande São Paulo, cidades do litoral e setores do governo estadual.