Por: Por Martha Imenes

CORREIO ECONÔMICO | Mega da Virada 2025 vai pagar R$ 850 milhões

Estados que mais venceram a Mega da Virada | Foto: Divulgação/Caixa

Final do ano chegou e com ele o sonho de dar uma "sorte daquelas" e levar a Mega da Virada 2025, que deve pagar nada mais, nada menos que R$ 850 milhões, esse é o prêmio principal da edição de 2025. Segundo a Caixa, o maior da história.

Ao longo de 16 anos, a Mega da Virada já premiou gente de várias partes do país. Do Oiapoque ao Chuí. Você sabe quais os estados mais vencedores? A Caixa fez uma lista dos 5 maiores vencedores (foto).

As apostas se encerram às 20h do dia 31 de dezembro. Você pode registar seu palpite nas lotéricas de todo o país, pelo Internet Banking, app Loterias Caixa ou portal Loterias Caixa. A aposta simples custa R$ 6.

 

Como resgatar

Para apostas realizadas nos canais físicos, o ganhador recebe seu prêmio em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa para valores até R$ 2.259,20. Prêmios com valor superior são pagos exclusivamente nas agências da Caixa. O pagamento é realizado mediante apresentação de comprovante de identidade original com CPF e recibo de aposta original e premiado. Valores iguais ou acima de R$ 10 mil são pagos no prazo mínimo (2 dias úteis).

Bolsa Família: 60,7% saíram do programa em dez anos

Programa de assistência social beneficia baixa renda | Foto: MDAS/Divulgação

De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar o programa assistencial nos dez anos seguintes. A constatação faz parte do estudo Filhos do Bolsa Família, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O levantamento de dados feito em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mostra também que a maior taxa de saída do programa é dos que eram adolescentes em 2014.

 

Jovens de 15 a 17 anos

Enquanto a taxa média de saída dos beneficiários foi de 60,68%, entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a proporção chega a 71,25%. Ou seja, de cada dez, sete deixaram de precisar da transferência de renda nos dez anos seguintes. Em seguida, figura a faixa de 11 a 14 anos, com 68,80%. Já entre as pessoas que tinham até 4 anos de idade, a proporção de uma década foi de 41,26%.

 

Resolução do BC

Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Banco Central publicou a Resolução Conjunta nº 17/2025, que proíbe instituições financeiras que não possuem licença bancária de utilizar os termos "banco", "bank" ou "banking" em seus nomes empresariais, marcas, domínios na internet ou qualquer forma de apresentação ao público.

 

Na mira

Essa medida, em conjunto com o Conselho Monetário Nacional, entrou em vigor após sua publicação, e as empresas afetadas têm até 120 dias para apresentar um plano de adequação e até um ano para concluir as mudanças necessárias. Com isso, o Nubank e outras fintechs entraram na mira do BC.

Desdobramentos

"A restrição de uso sobre termos como 'Bank' pode gerar disputa por nomes e dores de cabeça também na área de propriedade intelectual. A mudança ainda pode gerar desdobramentos no INPI, que concedeu alto renome para marca Nubank em 2024", explica o advogado Pablo Torquato.

 

Fintech

A Actionline, parte do ecossistema Untold_, anuncia a expansão de sua operação dedicada ao Jeitto, fintech de crédito voltada para as classes C e D. De acordo com a empresa, a iniciativa reforça a estratégia de ampliar frentes de atendimento em segmentos de alto crescimento e com forte demanda por soluções digitais.

Integração

A fintech passa a atuar de forma integrada nos processos de suporte ao usuário, acompanhamento de jornada e organização de demandas operacionais. A frente de trabalho inclui rotinas de atendimento de chat, tratamento de dados, identificação de padrões de comportamento e análises.

Maturidade

Segundo Rogério Domingos, diretor- executivo na Actionline, a ampliação do trabalho consolida a maturidade operacional. A parceria também fortalece a camada de inteligência aplicada ao atendimento, que inclui monitoramento contínuo de indicadores, automações para otimizar fluxos e metodologias.