Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | Consulta pública sobre fim da exigência de autoescola

Ministro dos Transportes Renan Filho | Foto: Reprodução/ANTT

O Ministério dos Transportes abriu uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios, como condição para a emissão da CNH.

A ideia é retirar a obrigatoriedade de contratação de autoescolas por parte dos candidatos, que poderão contratar instrutores autônomos credenciados.

"Hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação, 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais", afirmou o ministro do Transportes, Renan Filho.

 

Preparação

"Com a nova proposta, o cidadão terá mais liberdade para escolher como se preparar para as provas do Detran, de forma mais personalizada e acessível. O objetivo do governo é democratizar o acesso à CNH", acrescentou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Flexibilização

A expectativa do governo é que a flexibilização na formação de novos motoristas reduza o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar R$ 3,2 mil, além de ampliar a inclusão e tornar o trânsito mais seguro no país, avalia o Ministério dos Transportes.

Abic: custo nas alturas provoca retração no mercado

Nas gôndolas o preço afugenta o consumidor | Foto: Martha Imenes/Correio da Manhã

A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) avalia que a alta dos preços do café observada em 2025 causou retração no consumo. Segundo a associação, houve queda de 5,41% nas vendas de café no mercado brasileiro, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, as vendas caíram de 10,11 milhões de sacas para 9,56 milhões de sacas neste ano. A Abic reconhece que a alta nos preços foi expressiva, fazendo com que alguns tipos de café, como o solúvel, acumulassem aumentos de até 50,59%. A Abic espera fechar o ano com patamar semelhante a 2024.

 

Nestlé

A Nestlé Brasil amplia a presença no Nordeste com a inauguração do centro de distribuição regional em Pernambuco, localizado em Cabo de Santo Agostinho. Com investimento de R$ 86 milhões, o novo espaço é um dos maiores CDs da companhia.

Coca-Cola

A Solar Coca-Cola, do Sistema Coca-Cola Brasil, e a Cirklo, recicladora de garrafas PET no Brasil, e firmaram parceria para construir uma fábrica de reciclagem de garrafas PET na região Norte. Localizada em Ananindeua (PA). O início de operação previsto para novembro.

Varejo

Mesmo com menos consumidores circulando nas lojas em agosto - queda de 16% em shoppings e 7% em ruas - o faturamento do varejo físico cresceu 4% ante 2024, segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV), da HiPartners. O movimento foi impulsionado pelo Dia dos Pais.