Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | Contestação de Pix será 100% de forma digital

Cartilha explica como fica uso de celular na escola | Foto: Pixabay

Vítimas de fraudes, golpes ou coerção por meio do Pix poderão fazer a contestação da transação eletronicamente. A partir de 1º de outubro, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a ser feito de forma 100% digital. Todos os bancos participantes vão disponibilizar a funcionalidade no próprio ambiente Pix de seus aplicativos. Dessa forma, a transação poderá ser facilmente contestada, sem a necessidade de entrar em contato com a instituição financeira por meio das centrais de atendimento.

De acordo com o Banco Central, o autoatendimento dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, "o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima".

 

Devolução

De acordo com o BC, será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas da utilizada na fraude. Até agora, a devolução pode ser feita apenas a partir da conta utilizada na fraude. Fraudadores retiram o dinheiro da conta, o que dificulta a devolução.

Caminho

Com os aprimoramentos, a plataforma vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação, de acordo com o BC.

Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a indicação de Marcelo Weick Pogliese para o colegiado. O nome de Pogliese tinha sido sugerido pelo governo por meio do Ministério de Minas e Energia (MME). O conselho é o responsável pela definição de estratégias.

Restituição

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 dentro do prazo receberam restituição. O quarto lote contempla restituições residuais de anos anteriores. A maior parte do valor é de contribuintes sem prioridade.