Por: Martha Imenes

JORNAL DO SERVIDOR | Sindireceita participa da posse de novos servidores

Posse de novos servidores da Receita Federal | Foto: Sindireceita

Tomaram posse novos Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil. O evento foi realizado no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília.

A solenidade reuniu autoridades do Ministério da Fazenda, da Receita e de entidades representativas das carreiras tributárias.

Representando o Sindireceita, estiveram presentes o presidente da entidade, Thales Freitas, o diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro.

Durante o evento, o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou, em sua fala, a relevância social do trabalho desempenhado pela Receita na promoção da justiça fiscal e na redução das desigualdades.

 

Apelo

Barreirinhas fez um apelo para que os novos servidores conduzam suas atividades com responsabilidade social, sempre atentos às necessidades da população mais vulnerável e ao papel da Receita. Ele também destacou o trabalho realizado pelo Sindireceita.

Pilar

Representando o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Dario Carnevalli Durigan, ressaltou a importância estratégica da Receita Federal para a soberania nacional, enfatizando os pilares institucionais do órgão.

Anpprev adere à campanha Agosto Lilás

Panfleto da campanha distribuído pela Anpprev | Foto: Divulgação

O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização que chama atenção para a gravidade e a persistência da violência contra a mulher. A iniciativa reforça a necessidade de enfrentamento desse problema estrutural e disseminado.

A Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev) aderiu à campanha e ressaltou sua importância e relevância.

De acordo com o Mapa da Violência 2025, o Brasil registrou mais de 1.400 casos de feminicídio em 2024, sendo o maior número concentrado no Estado de São Paulo, com 253 ocorrências. Os dados alarmantes evidenciam a urgência de ações concretas e contínuas de prevenção e proteção.

 

Divulgação

De abrangência nacional, a mobilização busca conscientizar, informar e promover o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

O Agosto Lilás contribui para a divulgação de canais de apoio às vítimas, como a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, o Disque 100 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, além de serviços gratuitos de assistência psicológica e psiquiátrica.

 

Ação essencial

A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que completa 19 anos em 2025.

"O Agosto Lilás é uma ação essencial para fomentar o diálogo sobre igualdade de gênero e contribuir para o fortalecimento de uma cultura institucional de respeito, acolhimento e enfrentamento à violência contra as mulheres, em todos os segmentos da sociedade", destaca a Coordenadora do Comitê Anpprev por Elas, Ana Dorinda Carballeda Adsuara.