Por: Martha Imenes

CORREIO DO APOSENTADO | Aposentados cobram o fim do desconto previdenciário

Comitiva do CEPRS esteve em Brasília | Foto: Divulgação

Representantes de professores aposentados estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para pressionar pela retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6254, que trata da inconstitucionalidade da cobrança de contribuição previdenciária de servidores da educação aposentados.

Uma delegação do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) se reuniu com a chefe de gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, Fernanda Silva de Paula.

De acordo com representantes da confederação, a ação segue com os autos conclusos desde o dia 12 de março de 2025, aguardando movimentação no Supremo.

 

Urgência

A presidente do CPERS, Rosane Zan destacou a urgência da retomada da ação e a responsabilidade dos ministros diante da situação vivida por educadores que dedicaram a vida à escola pública.

"Entregamos um documento pedindo a agilidade da ADI 6254", disse.

Insegurança

Eles avaliam que a demora na análise tem provocado insegurança e dificuldades financeiras a milhares de educadores aposentados, que dependem da declaração de inconstitucionalidade da medida para recuperar parte significativa de seus proventos.

INSS não liga da Central 135 para pedir dados aos cidadãos

INSS faz alerta sobre tentativa de golpe usando número falso da Central 135 | Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não liga da Central 135 para pedir dados, avisar sobre prova de vida ou para tratar sobre o recebimento de valores descontados indevidamente. A informação está no site oficial da autarquia. Se receber ligação de alguém se identificando como servidor do INSS e pedindo dados, desconfie e desligue imediatamente!

O telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, é a central de teleatendimento do INSS e existe para que os cidadãos possam tirar dúvidas e acessar os serviços. Mas ela não realiza ligações para pedir qualquer dado pessoal ou tratar de assuntos como Prova de Vida e ressarcimento de descontos associativos.

 

Número fixo e SMS

O número que o instituto utiliza para ligar para o segurado é o (11) 2135-0135. Importante ressaltar que este número não recebe chamadas e não possui WhatsApp.

Mesmo nesse caso, o INSS reforça que não solicita dados pessoais como documentos, senhas ou informações bancárias por telefone ou por SMS. Ele confirma os dados por questões de segurança.

Além do número fixo que o INSS utiliza para chamadas, há também o para envio de mensagem SMS — 28041.

Os fakes são 11135 e 00135

Por isso, diz o INSS, fique atento caso receba ligação especialmente de números que tentem se passar pela Central 135. Há muitos relatos de tentativas de golpes envolvendo ligações de números tais como "11135", "00135", dentre outros. Nesses casos, qualquer semelhança com o 135 não é mera coincidência. É golpe!

A única situação em que o INSS liga para o segurado é para remarcar, confirmar ou antecipar atendimento, em especial de perícia médica e avaliação social.