Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | Fisco libera consulta ao maior lote de restituição da história

Consulta pode ser feita pelo aplicativo da Receita | Foto: Gov.br

A Receita Federal vai liberar nesta quinta-feira (24) a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. É o maior lote da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor - cerca de 7,2 milhões de contribuintes receberão R$ 10 bilhões. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição".

 

Retificadora

Caso o nome do contribuinte esteja com alguma pendência, pela plataforma é possível enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. As consultas ao terceiro lote estarão liberadas a partir das 10h da manhã desta quinta-feira (24).

Pagamento

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.

Banco Central deve manter viés de alta da taxa Selic

Copom, do Banco Central, que decide a taxa Selic | Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), deve decidir pela manutenção da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 15% ao ano, conforme ocorreu na reunião do mês passado, julho provavelmente seguirá a tendência de alta.

A taxa Selic impacta diversos setores, influenciando a rentabilidade de investimentos, custo do crédito e inflação, por exemplo.

"O Banco Central já tinha dado sinais de que manteria a taxa elevada por mais tempo justamente para garantir o controle da inflação e ancorar as expectativas", avalia Mariana Pulegio, assessora financeira e sócia da WIT Invest.

 

O que é a Selic

A Selic quer dizer Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, um sistema administrado pelo Banco Central em que são negociados títulos públicos federais. A taxa média registrada nas operações feitas diariamente nesse sistema equivale à taxa Selic, que está em 15% ao ano.

O que representa

A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país - sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação.

Lei da CNH

Legislação que criou a CNH Social vai entrar em vigor a partir de 12 de agosto. A Lei nº 15.153/2025 alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para autorizar o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da formação de condutores de baixa renda.

Elogio ao Pix

O economista americano e vencedor do Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman, publicou um artigo onde elogia o Pix. Com o título "O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?", ele aponta a resistência estadunidense ao modelo.