Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | Presidente da CVM renuncia e Lula terá que indicar sucessor

João Pedro Nascimento durante sabatina no Senado | Foto: Agência Senado

Com a saída de João Pedro Nascimento da presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ocorrida no dia 18, a Presidência da República terá que indicar um nome para ocupar o cargo.

O mercado especula que a próxima pessoa a sentar na cadeira da presidência da CVM seja a advogada Marina Palma Copola, que já havia sido indicada à CVM por Lula em 2023, sendo aprovada pelo Senado em dezembro daquele ano. Marina tomou posse em janeiro de 2024 e seu mandato vai até dezembro de 2028.

Conforme previsto no regimento interno, assume interinamente o diretor Otto Lobo, que responderá pelas atribuições competentes ao presidente da autarquia, informou a CVM por meio da página oficial na internet.

 

Motivos pessoais

Nascimento renunciou após três anos de exercício da função por motivos pessoais.

De acordo com o site da autarquia, seu mandato foi marcado por ações que buscaram a democratização e a modernização do mercado de capitais brasileiro.

Currículo

João Pedro é professor universitário e doutor em direito comercial. Ele passou por vários escritórios de advocacia e atuou em processos junto à CVM, ao Banco Central e ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Não há informações sobre o seu próximo projeto.

Indústria de materiais de construção tem leve alta

O faturamento das indústrias de materiais de construção cresceu 0,5% em junho, na comparação com o mês anterior, informou a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 1,1%.

A expectativa para o setor em 2025 é de um faturamento 2,8% maior do que o registrado em 2024.

"Os dados do Índice Abramat mostram um cenário de leve retomada, impulsionado principalmente pelo desempenho dos materiais básicos. A expectativa de crescimento de 2,8% no ano demonstra resiliência do setor", disse Paulo Engler.

GPS brasileiro

Um grupo de especialistas vai estudar a viabilidade de o Brasil desenvolver seu próprio sistema de geolocalização por satélite. O grupo deve diagnosticar as consequências do país depender de sistemas de posicionamento, navegação e tempo controlados por outros países.

Fundamento do PIX

Os fundamentos do PIX foram lançados em 21 de dezembro de 2018, no final do governo de Michel Temer. Atualmente alvo de ataques por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o sistema de pagamentos instantâneo foi lançado em novembro de 2020.

 

Abipesca

A Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca) protocolou um pedido formal ao governo federal para a criação de uma linha emergencial de crédito voltada às indústrias exportadoras. O objetivo é reduzir os impactos imediatos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.

Restituição

O terceiro lote de restituição do IRPF 2025 estará disponível para consulta na quinta-feira (24). Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário das 7.219.048 restituições será realizado ao longo do dia 31 de julho.