Por: Por Martha Imenes

CORREIO DO APOSENTADO | Cadastro atualizado no INSS facilita a vida do aposentado

Plataforma leva serviços e informações aos segurados | Foto: Reprodução

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem manter seu cadastro em dia. As informações desatualizadas ou incorretas podem atrapalhar a comunicação da autarquia nos casos de pedido de revisão, pensão por morte ou até se for necessário fazer prova de vida.

Importante: desde 2023, a prova de vida é feita por cruzamento de dados. Os beneficiários somente são chamados a fazer o recadastramento anual quando o INSS não encontra os dados na base do governo.

Por vezes um erro de digitação, um endereço antigo, um documento errado, tudo isso pode causar dor de cabeça.

 

O que pode ser atualizado

O que pode ser trocado por meio da plataforma? Endereço, número de telefone, e-mail, nome, são os mais comuns. Também está disponível a troca a forma de pagamento (migrar do cartão magnético para conta corrente ou poupança, desde que esteja no nome do titular) e o local onde recebe.

Caso tenha dificuldade em mexer com tecnologia - e isso não é vergonha - peça ajuda a alguém de confiança e nunca dê suas informações, inclusive login e senha, a estranhos.

Acesso ao Meu INSS

E resolver o problema é fácil. Basta acessar o Meu INSS - no formato para computador ou celular -, ou a Central de Atendimento 135 e fazer a alteração do cadastro.

Para baixar o aplicativo acesse a loja de aplicativos do seu celular (Play Store para Android ou App Store para iOS), procure Meu INSS e instale. Após a instalação, abra o aplicativo e entre com sua conta Gov.br, informando CPF e senha, ou use a biometria facial para login.