Por: Por Martha Imenes

CORREIO ECONÔMICO | Plano de saúde antigo vai ficar até 7,16% mais caro

Planos de saúde vêm causando dor de cabeça nos assinantes | Foto: FreePik

Os usuários de planos de saúde antigos devem preparar o bolso: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou os percentuais máximos de reajuste para contratos antigos de planos de saúde vinculados a Termos de Compromisso. Os índices definidos serão aplicados em 2025 e variam entre 6,47% e 7,16%, dependendo da categoria da operadora. Cerca de 400 mil beneficiários ainda possuem contratos sob estes termos, que são acordos criados em 2004 para regular reajustes de contratos antigos — aqueles assinados antes de 1998, quando entrou em vigor a lei 9.656, que regulamenta o setor de saúde suplementar.

 

Gripe aviária

Peru, Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições às carnes de frango do Brasil. Agora, 30 países já liberaram as compras do produto. O Kuwait reduziu as restrições ao produto proveniente do Sul, onde foi registrado o primeiro e único caso de gripe aviária.

Fundo

Projeto de Lei (PL) 1872/2025 cria o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da União (FMPU). O texto será votado no Senado. Os recursos serão utilizado em ações do MP, melhorando sua atuação e atendimento à população.

Mobilidade

Estudo sobre mobilidade urbana em 21 regiões metropolitanas avalia que o Brasil pode ampliar em 2,5 mil quilômetros as redes de transporte coletivo até 2054. Possibilidade de "mais 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens, 1.930 km de sistemas de BRT, VLT e outros modais.

Varejo

O varejo enfrenta um cenário de alta inadimplência, aponta levantamento recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, quase 60% dos consumidores brasileiros não controlam gastos no cartão de crédito, o que eleva o endividamento.