Por: Marcelo Alves*

Chutando para fora

Nada me convence nesta prática atual, em vender jogos do Campeonato Carioca de Futebol para outros estados Brasileiros. Ahh, mas gera dinheiro para os clubes… Ok, os clubes cariocas, principalmente os menores, precisam e muito de receitas, mas existem outras formas e meios muito mais rentáveis.

Tem sentido Flamengo e Boavista jogar em Sergipe, no verão, pelo Campeonato Carioca do Rio para apenas 3.000 pagantes? Os números acima já demostram a "bola fora" destas atitudes dos clubes.

O Rio de Janeiro tem nas suas paixões, o verão, futebol e o samba. Somos referências para o Brasil e mundo em produzir fantásticos eventos para o entretenimento.

Eventos, ou melhor, produtos, que geram milhões na economia da cidade, empregos, receitas para os realizadores e, principalmente, potencializa nosso DNA de uma cidade destinada para o negócio turismo e entretenimento.

Não vejo graça nenhuma, e nem sentido, levar um dos nossos maiores produtos de marketing da cidade para o outros locais. Campeonato Carioca é do Rio e precisa ser potencializado no Rio.

A cidade, neste verão, baterá mais uma vez recordes de turistas, ávidos em consumo, lotando os hotéis, restaurantes, bares, shoppings, táxis, Uber e outros segmentos que faturam muito nesse período. Temos que valorizar e fazer crescer nossos produtos em nossa cidade.

Teria sentido, num domingo de verão no Rio, o Maracanã receber um jogo do campeonato paulista entre Corinthians e XV de Piracicaba? Não vejo outras palavras como desrespeito com nossos cariocas apaixonados por futebol, turistas e nosso Rio.

Os clubes de futebol, os protagonistas deste espetáculo, não entenderam que suas atitudes estão denegrindo nosso maior produto e plataforma de receitas deles mesmo. Digo produto, por que tem que ser tratado como produto, mas sem marketing agressivo e certo, a tendência é enfraquece-lo e perder totalmente o desejo de consumo.

Vemos um Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, times de grandes torcidas do Brasil, e desejo da mídia, entrarem em campo com seu time reserva no Campeonato Carioca. Flamengo priorizando, no momento, estar em Orlando para jogar um torneio sem expressão, no inverno Americano, com jogadores longe de sua torcida, tirando fotos nos parques e andando de montanha russa. E o verão do Rio bombando !!!

Um evento que os clubes grandes não dão o seu devido respeito e dignidade. O resultado é imediato. A tabela de classificação revela os grandes clubes nas últimas posições, gerando um descontentamento e repúdio de quem vibra e consome o futebol.

Cadê o marketing desse clubes para mudar isso fazer desse campeonato/ produto o mais desejado pelo Brasil e consumido aqui em nosso Rio? O Brasil e o mundo precisam vir para o Rio de Janeiro, viver nossa cidade e ter a experiência do Campeonato Carioca aqui. E não tirá-lo daqui.

Cadê o marketing para embalar esse produto com uma fantástica comunicação visual atraente em nossa cidade, dos aeroportos as ruas, passando pelos bares e shoppings, criando o desejo em viver essa experiência mágica em nosso Rio? Cadê o marketing para transformar esse evento , aqui no Rio, no maior acontecimento de nosso verão?

Temos Réveillon, Campeonato Carioca de futebol e Carnaval. Transformar o Maracanã no palco principal para os jogos e não ficar rodando o estado, amargando públicos que não chegam a mil pagantes. Uma abertura e encerramento do evento emblemático e grandioso com muitos shows de artistas nacionais, ativações nos intervalos, um centro gastronômico a altura do volume de nossas torcidas e turistas que passariam o dia consumindo e vivendo essa experiência que a emoção do futebol gera. Mega loja vendendo produtos do evento e de todas as camisas dos clubes participantes.

Rio Futebol Fest do Campeonato Carioca em Copacabana, ou na praia de Botafogo, com nosso Pão de açúcar de cenário para o Brasil e todo mundo, ponto de encontro do evento, com telões passando todos os jogos, shows, esquenta do carnaval, muito entretenimento e ações dos patrocinadores. Nossos hotéis e shoppings envelopados visualmente com esse produto/ marca do evento. Sem experiências e emoção , nada se vende! E a mídia fazendo seu papel de dar visibilidade e imagem a tudo isso, sem dúvida, os patrocinadores de hoje, teriam muito mais retorno e receitas.

Produtos grandes precisam ser tratados com ideias e ações grandes! Campeonato Carioca é a nossa paixão do futebol local, o evento mais charmoso do Brasil. Seus números poderiam ser muito maiores e todos muitos satisfeitos: clubes, patrocinadores, nossa cidade e, principalmente, os torcedores, turistas e consumidores.

Que o bom marketing seja de fato adotado e logo, não deixando o anti marketing levar para outros locais o que temos de melhor.

*Marketing & Business Developer