Por:

PINGA-FOGO

SUPREMA ALTIVEZ - A posição dos ministros Alexandre de Moraes e de Dias Toffoli, no plenário no STF, defendendo a magistratura e o direito dos magistrados terem uma vida normal como empresário, fazendeiro ou professor, lavou a alma do judiciário em todo o Brasil. Os dois foram altivos na defesa das suas posições e não se curvaram à pressão da mídia que tentava colocar os dois ministros de joelhos.

O curioso é que os ataques ao STF e, especialmente, aos dois ministros por parte da mídia, falam de código de ética para a corte e nunca do código de ética para os veículos que fazem ilações e tentam ser um verdadeiro tribunal da Inquisição. O judiciário já é regido por duras normas que garantem a sua inserção. No Brasil, a condenação midiática virou o prato principal do cardápio de alguns veículos, mesmo àqueles que pertencem a proprietários enrolados na justiça e que já usaram tornozeleira eletrônica.

O STF não pode se curvar a pressões externas, é a grande salvaguarda da sociedade.

DUPLO FIGURINO - O cerimonial do Tribunal de Justiça da Bahia teve saia justa no trajeto do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto, na solenidade de posse do novo presidente baiano. Ele estava em dupla função: Governador em exercício do Estado do Rio e presidente da corte fluminense.

MATTOS ANUNCIA APOSENTADORIA - O ex-procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, anunciou, na quinta-feira, 5 de fevereiro, o pedido de aposentadoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com vigência a partir de 1º de março. Integrante da instituição há 33 anos, ele comandou o MPRJ entre 2021 e 2025.

Após deixar a chefia da Procuradoria-Geral em janeiro, Luciano Mattos assumiu o cargo de assessor de Assuntos Institucionais da Corregedoria Nacional do Ministério Público, em Brasília. Entre seus planos futuros está a atuação na advocacia e a participação no debate público sobre temas estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na segurança pública.

NILO HOMENAGEADO - O subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, será homenageado com a Ordem do Mérito Comercial Estácio de Sá, distinção concedidas pela Fecomércio RJ, em solenidade marcada para o dia 10 de fevereiro, às 18h, no Auditório da Fecomércio, no Flamengo. A cerimônia reunirá autoridades, dirigentes do setor produtivo e convidados do meio político e social, e a honraria reconhece a contribuição do subsecretário para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

MEDALHA TIRADENTES A WAGNER MOURA - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (5), um projeto de resolução da deputada Zeidan (PT), que concede a Medalha Tiradentes, maior honraria do Legislativo Fluminense, ao ator Wagner Moura. Para a deputada, o motivo do ator receber a honraria é porque ele tornou-se um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional e contribui diretamente para a ampliação da diversidade nas telas.