Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entre 2021 e 2025, o promotor Luciano Mattos terá sua fotografia incluída na Galeria dos Procuradores-Gerais de Justiça no próximo dia 23, em cerimônia marcada para as 11h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro do Rio. A solenidade será presidida pelo atual procurador-geral, Antônio José Moreira, que assumiu o cargo em janeiro de 2026.
A segurança pública foi tema prioritário da sua gestão à frente do MPRJ, tendo sustentado perante o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), as medidas adotadas pela instituição para o cumprimento das determinações da Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ajuizada para reduzir a letalidade policial no estado do Rio de Janeiro, a ADPF-635, também conhecida como ADPF das Favelas.
Sob sua liderança, o MPRJ conduziu ainda as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Ele também fortaleceu a atuação do Ministério Público no interior fluminense, ao visitar todas as unidades da instituição e se reunir com promotores de Justiça em diversas regiões do estado.
Eleito pelos colegas, tomou posse como procurador-geral de Justiça em 15 de janeiro de 2021, em meio à pandemia de Covid-19, para o biênio 2021/2023. Foi reconduzido ao cargo pelo governador Cláudio Castro para mais dois anos, encerrando sua gestão em janeiro de 2025, com a posse do atual PGJ, Antônio José Moreira.
Após deixar a chefia do MPRJ, Luciano Mattos assumiu a Assessoria Especial de Relações Institucionais da Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável por processos de inspeção e fiscalização do funcionamento do Ministério Público em todo o país.