O vaivém de assessores e a rotina política do Palácio Guanabara deram lugar, por algumas horas, à espiritualidade cristã nesta segunda feira (15). Com a presença do governador Cláudio Castro, acompanhado da primeira-dama, Analine Castro, e de integrantes do secretariado, o Salão Nobre da sede do Executivo estadual transformou-se em templo para a profissão da fé.
Celebrada pelo cardeal Dom Orani João Tempesta, a tradicional missa em ação de graças pelo ano de 2025, cerimônia que já se transformou em ponto de encontro no calendário de encerramento do Governo do Estado, reuniu servidores e autoridades em um momento de reflexão e renovação espiritual. O secretário de Comunicação e Publicidade, Igor Marques, que é ministro da Eucaristia, auxiliou Dom Orani na celebração da cerimônia.
Em clima descontraído, Cláudio Castro mostrou seu lado cantor junto com o deputado Fred Pacheco, entoando a canção 'Ninguém te ama como eu'. Na fala, destacou a fé, a gratidão e o reconhecimento ao esforço coletivo que marcou o ano da administração estadual.
A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, destacou o trabalho muitas vezes invisível de quem sustenta o funcionamento diário da máquina pública. O tom foi de reconhecimento, união e esperança.
A secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, representou o secretariado, fazendo a segunda leitura da missa.
Ao final da celebração, em um gesto simbólico, o governador e a primeira-dama presentearam Dom Orani com orquídeas e um mapa do Estado do Rio de Janeiro talhado em madeira, o mesmo presente entregue ao Papa Leão no início de dezembro, durante agenda oficial na Europa, pelas mãos de Analine Castro.
Encerrada a cerimônia religiosa, o Salão Verde virou cenário para a tradicional foto oficial do secretariado. Todos reunidos, em formação, selaram em imagem o fechamento do ano administrativo no Palácio Guanabara.