O presidente da MIDIACOM-RJ, José Antonio do Nascimento Brito, abriu, última semana, no Rio de Janeiro, o Encontro MIDIACOM-RJ, que reuniu representantes das principais emissoras de TV, rádios, jornais e revistas do Estado. O evento apresentou um estudo inédito em nível nacional que analisa o papel da mídia tradicional no desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio de Janeiro. O levantamento também servirá de base para análises futuras em outras regiões.
Na abertura, Nascimento Brito afirmou que o setor de mídia é decisivo para o desenvolvimento do Rio e reafirmou o papel da cidade como um dos centros mais influentes de produção de conteúdo do país.
"O Rio é um heavy user de mídia e consome muito. A gente faz um produto consumido 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano."
O estudo apresentado mostrou que cariocas e fluminenses preferem se informar majoritariamente por meio do rádio, da TV aberta, de jornais e revistas, evidenciando a credibilidade e a relevância do jornalismo tradicional. O levantamento também destacou que, mesmo com o avanço das plataformas digitais, a mídia tradicional continua sendo uma referência de confiança para a população.