Por:

PINGA-FOGO

O RÉVEILLON DE LULA BAGUNÇA A FESTA DO FORTE DE COPACABANA - A turma do Exército, que tem sob suas asas o Forte de Copacabana, está torcendo para que o GSI desaconselhe o presidente Lula de se deslocar da Restinga da Marambaia, onde deve passar os feriados de final de ano, e voe para assistir a queima dos fogos de Copacabana. A presença presidencial no Forte acaba com a festa. A segurança passa a ser máxima, com acessos restritos e lista de convidados feita pelo Palácio do Planalto.

O suspense deverá durar até a última hora, já que a Primeira-Dama, Janja da Silva, quer assistir a queima de fogos no Forte de Copacabana. Uma alternativa é usar a suite que o casal se hospeda no Hotel Fairmont, que tem uma vista ainda mais deslumbrante.

O motivo da Janja é justificado. No Réveillon de 2025/2026, o casal presidencial ou estará se arrumando para a solenidade de posse da reeleição ou arrumando as malas no caso de vitória da direita. Das duas formas estarão longe do espetáculo incomparável de Copa.

O DAY AFTER DE LULA04 E A EVITA BRASILEIRA - Nos bastidores da PT há muita preocupação com a hipótese do LULA04. No caso de reeleição, o presidente estará sob os efeitos da idade. Como octagenário e marchando para nonagenário, a turma teme o efeito Jor Binden, o senil presidente norte-americano.

Entre os trabalhistas, não se vislumbra o surgimento de um sucessor com igual carisma popular.

O pior cenário que a turma desenha é que a sucessão 2030 seja na própria casa, ou melhor, leito conjugal, reafirmando as inspirações já públicas da Primeira-Dama, Janja da Silva, de seguir os passos de Evita Peron. No caso de um Lula04, nada impede que a Primeira-Dama volte a procurar o protagonismo dos dois primeiros anos. Ela só se recolheu depois de muito esforço do marqueteiro Sidônio Palmeira, do Itamaraty e depois do próprio Lula, por conta das inúmeras trapalhadas que se meteu.

Uma velha raposa petista fuzila: "Se a direita pensa hoje seriamente nos voos políticos de Michelle Bolsonaro, por que não podemos ir de Janja?"

A EVITA DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO LULA03 - Este assunto da Evita brasileira já foi piada no grupo de transição do Lula 03. Encastelados no Centro Cultural do Banco do Brasil, os petistas das diferentes comissões começaram a ficar incomodados com a presença da Janja nas principais reuniões e os palpites que dava. Ela passou a ser chamada de EVITA. Não uma alusão à Primeira-Dama Argentina, mas um trocadilho malicioso com o verbo evitar.

PONTO DE ENCONTRO DE VIÚVOS DO LULA01 E 02 - A turma antiga do PT, protagonistas do Lula 01 e 02, tem um delicioso ponto de encontro em Brasília. A filha grilo falante do petismo, Gilberto Carvalho, a talentosa chef Myriam Carvalho, é associada ao Deli Restaurante (@deli.bsb), um lugar com foco em comida caseira, orgânica, com sanduíches e pratos com queijos especiais. Um ponto que atrai a velha-guarda dos governos anteriores, proibidos agora de frequentar o Alvorada por ordem de Janja. Cardápio barato e papo quente para quem está longe do poder. Os produtos orgânicos vêm do sítio de Gilberto.

TARCÍSIO DE SAIA JUSTA COM LULA E ALEXANDRE DE MORAES - O governador Tarcísio de Freitas pensou seriamente em não ir ao lançamento do SBTNews. Foi desaconselhado ao ter a confirmação da presença do presidente Lula.

O que não avisaram era a presença do ministro Alexandre de Moraes e nem que ele iria discursar agradecendo a Lula a sua exclusão das restrições impostas pela Lei Magnitsky.

O SBT sempre foi visto como uma rede mais próxima à direita. A festa virou palco para Lula e deixou o governador, ex-ministro de Bolsonaro, de saia justa.

Quem estava super à vontade foi o também ex-ministro de Bolsonaro, Fábio Faria, que, ao falar, disse que o SBT não tem partido. Marido de Patrícia Abravanel, ele estreou como o rosto político do grupo de comunicação. Aliás, foi ele que insistiu pela presença de Tarcísio.

A LIDERANÇA DE UM NASCIMENTO BRITO - Por falar em SBT, o Josa, José Antônio Nascimento Brito, conseguiu colocar na mesma mesa os canais SBT, Record e Globo, no evento que promoveu no Fairmont.

Ele se firma como grande liderança da comunicação nacional.

PORQUE A ENEL NO RIO É SHOW E A PAULISTA COLAPSA? Uma questão para o governo italiano explicar, já que é sócio majoritário da Enel. Por que a concessionária no Rio dá um show de eficiência e relacionamento institucional e em São Paulo está colapsada e virou inimiga número um das autoridades? Por que no Rio funciona e em São Paulo não?

AGENDA OBRIGATÓRIA PARA AUTORIDADES - As cartas da sucessão de 2026 terão um capítulo importante nesta terça, 16, com a posse do desembargador Claudio de Mello Tavares como presidente do TRE-RJ. Como presidente do TJ-RJ foi quem conduziu a maior parte do processo de impeachment de Wilson Witzel. Às 17 horas de terça deverá haver congestionamento de carros oficiais na sede da corte eleitoral.