Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Relação do senador Flávio Bolsonaro com Alessandro Carracena será o capítulo mais explosivo do caso TH Joias

Na foto, o senador Flávio Bolsonaro ao centro com Gutemberg Fonseca e TH Joias | Foto: Reprodução

Os desdobramentos da Operação Unha e Carne, conhecida por ter como protagonista o deputado estadual TH Joias e a sua relação com o Comando Vermelho, está apenas começando. O nome escolhido pela Polícia Federal é revelador. Permite ter uma sinalização dos alvos principais. No final deste cavernoso túnel, uma relação de amizade de unha e carne será levada para Brasília e terá reflexos diretos no processo sucessório presidencial de 2026. Ao se colocar como candidato em potencial à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro pode ser tragado pelas suas conexões com um dos protagonistas da operação.

É só perguntar a qualquer estagiário quem é unha e carne com um dos principais presos na operação, o advogado Alessandro Pitombeira Carracena? A resposta será o ex-juiz de futebol Gutemberg Fonseca, uma das pessoas mais próximas do senador.

No dia 13 de abril de 2022, a coluna Magnavita publicava no Correio da Manhã com o título "Gutemberg faz cesta e emplaca seu advogado no comando da Secretaria de Esportes", uma notícia que mostrava a relação do trio Flávio Bolsonaro, Gutemberg Fonseca e Alessando Carracena. O subtítulo já mostrava os vínculos fortes: "Carracena foi o patrono de Fonseca nas ações contra o Partido Republicanos e Marcelo Crivella".

A matéria afirmava: "O Palácio Guanabara recebeu nesta quarta-feira, 13 de abril, no meio da manhã, uma ligação do senador Flávio Bolsonaro solicitando a nomeação do advogado Alessandro Carracena para a Secretaria de Esportes do Estado".

Foi exatamente o que ocorreu. Um telefonema do senador Flávio Bolsonaro ordenava a troca de secretários, exonerando o nome indicado semanas antes.

A coluna registrava sobre a nomeação de Carracena: "indicação ocorre a pedido do ex-secretário de Esportes, Gutemberg de Paula Fonseca, que foi a Brasília com o objetivo de rever a titularidade e nomear um novo gestor que permita a utilização mais plena da pasta como plataforma de sua candidatura a deputado federal pelo PL".

O Correio da Manhã registrou que o novo secretário Carracena, que atuava como advogado, já ocupava uma das subsecretarias de Esporte e tinha, entre as missões, responder às investigações do Ministério Público sobre compras da pasta denunciadas pela imprensa. Além de já ter advogado para Gutemberg de Paula Fonseca, Alessandro atuou como advogado de Ary Ferreira da Costa Filho e foi o sucessor de Fonseca na sua polêmica passagem pela secretaria de Ordem Pública de Marcelo Crivella.

Macaque in the trees
Alessandro Pitombeira Carracena após ser preso em setembro | Foto: Reprodução

Se Carracena é 'Unha e Carne' com Fonseca, o mesmo ocorre com a relação do publicitário com o senador Flávio Bolsonaro. Não foram raras as vezes que o parlamentar se hospedou na sua residência no Rio e ele na casa do senador em Brasília. A sua atuação é registrada na vida empresarial, com uma sociedade de Flávio com a família de Fonseca, como registrou a Folha de São Paulo.

Como advogado, Alessandro Carracena atuava na estruturação empresarial e na assessoria jurídica de Fonseca e Flávio.

Gutemberg Fonseca sempre ocupou cargos de relevância na administração pública por indicação de Flávio Bolsonaro. Foi secretário de Esportes do estado por indicação do senador e nomeou Carracena como sub. Ao se desincompatibilizar para concorrer a uma cadeira de deputado federal, ele ungiu o hoje presidiário como seu sucessor. Derrotado na sua candidatura a deputado federal em 2020, ele não ficou abandonado. Foi criada a Secretaria de Defesa do Consumidor em um acordo político entre o senador Bolsonaro e o governador Cláudio Castro. Os indicados foram novamente Gutemberg Fonseca e Alessandro Carracena.

Uma coincidência une o atual secretário indicado por Flávio Bolsonaro e Carracena. O então candidato a deputado federal fez dobradinha eleitoral e dividiu até santinho com o explosivo TH Joias, ganhando cabos eleitorais e redutos políticos em comunidades do Comando Vermelho.

Em 12 de setembro passado a Revista Veja publicou "Diálogos interceptados pela Polícia Federal mostram uma tentativa do Comando Vermelho de influenciar o policiamento no Rio por meio de contatos com o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca, como revelou O Globo nesta quarta-feira, 12. Segundo apurou VEJA, Gutemberg é homem de confiança do senador Flávio Bolsonaro (PL).".

O avanço da Operação Unha e Carne, que ganhou capítulos explosivos com a prisão do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, poderá ter desdobramentos em Brasília com a inclusão do grande amigo e parceiro do senador Flávio Bolsonaro. O mapeamento da relação dos dois está sendo estudado com muito cuidado para não levar a operação para o foro do STF.

Alessandro Carracena está preso desde do dia 3 de setembro deste ano e existe uma pressão para que faça uma delação premiada com poderes de incluir no quadro sucessório nacional.