Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Há 200 anos, nascia no Rio o imperador D. Pedro II

A Família Imperial na varanda da residência da princesa Isabel e do conde d’Eu, em Petrópolis, hoje Casa da Princesa. Da esquerda para a direita: d. Teresa Cristina, sentada, a princesa Isabel, de braços dados com d. Pedro II, d. Pedro Augusto e o conde d’Eu, todos em pé. Na frente, d. Luís e d. Pedro, príncipe do Grão-Pará. No degrau da escada, d. Antônio, sentado, aos pés de sua avó. Circa | Foto: Museu Imperial/Ibram/Ministério da Cultura

Neste dois de dezembro serão comemorados em Petrópolis os 200 anos de nascimento de D Pedro II. O ponto alto será a reestreia do espetáculo de Som & Luz do Museu Imperial, totalmente modernizado, mas mantendo a mesma estrutura e imagens do anterior.

Nascido no Rio, D. Pedro não ganhará nenhuma homenagem oficial da sua cidade. Porém, os festejos dos 200 anos estão apenas começando e teremos todo o ano de 2026 para recuperar o atraso.

Poucas pessoas sabem o nome completo do nosso imperador: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.