Na noite do último dia 26 de novembro, a hotelaria fluminense se reuniu para celebrar as boas práticas do setor durante a entrega 20ª edição do Prêmio Top Hotel RJ 2025, promovido por ABIH-RJ e HotéisRIO. A cerimônia aconteceu durante a confraternização do segmento, no hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, e reuniu representantes do trade turístico e autoridades. A edição registrou um recorde de inscrições, com 21 projetos.
O Top Hotel RJ apontou os melhores projetos em quatro categorias: ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; além das categorias "Selo Verde da Hotelaria", com cases de sustentabilidade, e a homenagem "Expansão Hoteleira", que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit.
Um time de jurados formado por especialistas do setor, que avalia a qualidade do conteúdo usando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício e impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros, e escolhe os projetos de destaque, contou nesta edição com: Ricardo Costa, coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros da UFRRJ; Andre Coelho, Senior Project Manager da FGV Projetos e Juliana Carneiro, da área de projetos FGV; Leana Bernardi, diretora técnica e presidente do Instituto Ambientes em Redes; Isabel Gimenes, diretora-presidente da RIOinclui e Leticia Pires, consultora comercial sênior da Nespresso.
As grandes atrações da 20ª edição foram os hotéis premiados: Vilarejo Praia Hotel e Radisson Barra Rio de Janeiro, que levaram primeiro e segundo lugar respectivamente na categoria Ação Social. Hotel Fazenda Vilarejo e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, premiados na categoria Empreendedorismo. E os vencedores na categoria Selo Verde foram Hotel Arpoador e Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. O Hotel Boutique Minha Glória foi o vencedor na categoria Expansão Hoteleira. Os eleitos levaram para casa um bonito troféu confeccionado pela empresa Sobral Design.
Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a parceria com o poder público foi o segredo de muitas ações bem-sucedidas. "As ações de divulgação do Rio de Janeiro nos mercados estratégicos, por meio das Secretarias de Turismo, contribuíram diretamente para alcançar esse resultado histórico de 1,7 milhão de turistas estrangeiros de janeiro a outubro, aumento de 40% em comparação com o mesmo período no ano passado". Lopes também ressaltou a qualificação da mão de obra, realizando encontros técnicos, fóruns estratégicos e ações de capacitação que contemplaram departamentos essenciais dos hotéis.
O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, comentou que esses visitantes estrangeiros têm aproveitado para conhecer o interior do estado, impulsionando pousadas, restaurantes, produtores e o comércio local. "O turismo internacional também tem contribuído para o desenvolvimento das economias regionais, ampliando oportunidades em todo o território fluminense".