Os caminhos para a melhoria do ambiente de negócios no país pautaram os debates da terceira edição do Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Na última segunda-feira (10), na capital fluminense, parlamentares e lideranças empresariais se reuniram para elaboração de propostas de contribuam para o crescimento econômico com segurança jurídica, previsibilidade e menos cargas tributárias.
O evento teve a presença dos presidentes da CACB, Alfredo Cotait Neto, da ACRJ, Josier Vilar, do Conselho Superior da ACRJ, Ruy Barreto Filho, e da Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro), Robson Carneiro, além da participação do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e vários deputados federais e estaduais. Além disso, o empresário Alexandre Accioly fez palestra contando a sua história no empreendedorismo.
Um dos momentos mais relevantes foi a homenagem à Guilherme Afif Domingos, considerado o "pai" do Simples Nacional. "Vamos continuar trabalhando juntos. Quando a gente trabalha junto, a gente se fortalece. Essa homenagem eu divido com todos vocês e a recebo como um estímulo para continuar lutando. A cabeça puxa o corpo, e é esse entusiasmo que devemos ter", declarou ele, ao incentivar a união do setor produtivo. Os participantes defenderam a atualização da tabela de enquadramento no Simples Nacional e o Voto Distrital Misto.