O governador Cláudio Castro recebeu, nesta quarta-feira (5), governadores e autoridades num almoço de encerramento da Cúpula Global de Estados e Regiões da COP 30, no Roxy, em Copacabana. O evento ocorreu no âmbito do Fórum de Líderes Locais da COP30.
Na abertura do almoço, do qual participaram cerca de 400 convidados, o governador destacou o protagonismo do Rio nas políticas públicas de preservação ambiental, apresentando as ações e os resultados ambientais do estado, que hoje é referência nacional em sustentabilidade.
"Somos o único estado do Brasil que ampliou a cobertura de Mata Atlântica desde 1985 e reduzimos em 68% o desmatamento no último ano. Nos últimos seis anos, o Rio de Janeiro viveu uma verdadeira revolução ambiental. Da concessão dos serviços de saneamento à limpeza de mais de 800 rios, estamos construindo uma nova realidade para o nosso estado", ressaltou Castro.
O governador afirmou, ainda, que a COP 30 é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que a Agenda Verde tem importante destaque nas ações do estado. Ele destacou que, desde 2022, mais de um milhão de pessoas passaram a ter acesso à água encanada, e que a Baía de Guanabara e diversas praias antes impróprias para banho vêm recuperando a balneabilidade, atraindo mais fauna marinha, flora e turistas estrangeiros — com recordes de visitação em 2024 e 2025.
O evento contou com a presença dos secretários de Estado de Casa Civil, Nicola Miccione; da Mulher, Heloisa Aguiar; de Saúde, Claudia Mello; e do Ambiente, Bernardo Rossi, entre outras autoridades.