PL PODE INDICAR O CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR NA CHAPA DE EDUARDO PAES - Os sinais de carinho do Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em direção à candidatura do Prefeito Eduardo Paes tem um segundo passo ainda mais amplo que vai surpreender a classe política fluminense.
Avançou muito, nos últimos dias, a ideia de fazer o deputado estadual Douglas Ruas, companheiro de chapa de Eduardo Paes, como candidato a vice-governador.
O grande arquiteto desta negociação é o vice-presidente da Câmara Federal, o deputado Altineu Côrtes. O que começou como uma brincadeira de salão ganhou corpo com os acenos positivos de Paes, que tem bom conceito de Ruas e sabe da importância de ter um vice de grande densidade eleitoral.
Para a articulação andar mais rápido, é necessário demover um obstáculo: a resistência de parte do clã Bolsonaro a Eduardo Paes.
NITERÓI PERDE OBRAS BILIONÁRIAS AO PERDER CANDIDATURAS PARA SEDIAR JOGOS PAN-AMERICANOS - Os planos de super obras em Niterói como cidade sede dos jogos Pan-Americanos caíram. Ao perder a candidatura para Assunção, no Paraguai, o Prefeito Rodrigo Neves terá de arquivar as intervenções bilionárias que planejava fazer.
Como sede dos jogos, compartilhada com o Rio, Neves teria o álibi para assinar contratos bilionários na área de mobilidade e equipamentos públicos. Algo semelhante como ocorreu com o Rio com a Olimpíada.
CHINESES DESISTEM DE COMPRAR FÁBRICA NO RIO DEPOIS DAS SOBRETAXAS DE TRUMP - A Indústria Brasileira de Filmes (IBF), maior empresa brasileira de fabricação de chapas de impressão para a indústria gráfica e outros produtos químicos, com sua sede em Xerém, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, encerrou as suas atividades de forma programada no primeiro semestre. A empresa, fundada em 1970, atuava na fabricação de filmes para uso em gráficas e radiologia, depois substituídos por chapas para impressão. Com clientes mundiais e uma marca consolidada internacionalmente, a empresa está sendo negociada com um grupo chinês, interessado no selo de qualidade da sigla IBF.
A ideia dos chineses era comprar o sofisticado parque gráfico de Xerém e continuar a produzir no Rio os insumos gráficos. Só que a sobretaxa de Trump para os produtos brasileiros está fazendo os chineses mudarem de ideia. Agora, querem só a marca e seguirão fabricando seus produtos no exterior.
O Brasil e o Rio perderam a chance de reativar pelo menos 400 novos empregos. O parque fabril da IBF deve ganhar um novo destino. Com paisagismo primoroso, está pronto para abrigar um centro de alta tecnologia ou até mesmo sediar uma universidade. É a área mais bonita de Duque de Caxias.
EMPRESAS AÉREAS PERDEM REPRESENTATIVIDADE INSTITUCIONAL E FICAM VULNERÁVEIS ÀS MEDIDAS POPULISTAS - O projeto contra a cobrança de bagagens de mão nas companhias aéreas brasileiras, que tramita em caráter de urgência na Câmara dos Deputados, reflete o encolhimento das relações institucionais das empresas de aviação com a classe política e o encolhimento da ABEAR, a associação criada para defender os interesses das aéreas.
A LATAM e a GOL já tiveram uma atuação mais marcante junto às autoridades em Brasília e a própria Azul, que não pertence a ABEAR, também encolheu no relacionamento institucional.
A decisão do parlamento é populista e se avançar vai ter efeito contrário. Ao invés de baixar tarifas, vai aumentar o preço médio dos bilhetes. Está faltando um porta-voz que explique aos parlamentares o ponto de vista das companhias aéreas sufocadas pelo custo Brasil e por terem os seus custos atrelados ao dólar.
Além do encolhimento da ABEAR, a própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) perdeu protagonismo em colocar ordem na casa e explicar os efeitos nocivos de uma medida populista com graves efeitos colaterais para os passageiros.
O CORAÇÃO BRASILEIRO DE FRANCISCO PINTO BALSEMÃO - O anúncio da morte do ex-primeiro ministro de Portugal, Francisco Pinto Balsemão, fez relembrar o protagonismo de uma carioca na vida do político português.
Durante anos, Beth Jardel, viúva do ator Jardel Filho, teve um relacionamento amoroso com Balsemão, o todo poderoso da política e imprensa portuguesa, sendo reconhecida como a sua 'Amante Oficial'. Eles viajavam juntos e frequentavam os salões da sociedade portuguesa sendo reverenciados nos altos círculos. Até hoje, a cultura portuguesa aceita a ideia da 'Amante Oficial' como algo plenamente usual.
Conhecida pela sua beleza e elegância, Beth, já falecida, era de uma energia avassaladora e muito trabalhadora. Como relações públicas, trabalhou até os seus últimos dias com plena lucidez e vigor. Era muito querida no Brasil e amiga dos amigos.
ITAMARATY PREOCUPADO COM O ANTAGONISMO DO PT, DO GOVERNO E DE LULA CONTRA OS EUA - A escolha de Guilherme Boulos para ministro e os comerciais do PT no horário gratuito da TV, mostrando a bandeira americana na Avenida Paulista com viés negativo, além dos últimos pronunciamentos de Lula sobre soberania brasileira e da América Latina, estão sendo registrados e alimentados os relatórios da inteligência da embaixada norte-americana em Brasília e enviados a Washington.
A turma do Itamaraty, que tem atuado como um eficiente bombeiro nas relações entre o Brasil e os EUA, anda de saia justa com esse comportamento do Governo Lula. Sabem que estes sinais não estão passando despercebidos e estão chegando na mesa do Secretário de Estado Marco Rubio.
AVANÇO NA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - Será inaugurada, nesta quarta-feira, 22 de outubro, a Sala Azul, um espaço multissensorial de acolhimento voltado para crianças autistas (TEA) e suas famílias, no Bangu Shopping. A iniciativa, do vereador Felipe Boró e do deputado Guilherme Schleder, tem como objetivo oferecer, através da Sala Azul, um ambiente tranquilo e sensorialmente adaptado para crianças que possam se sentir desconfortáveis em locais com excesso de estímulos, como shoppings e grandes eventos.
NATAL BRASILIDADE MARICÁ - A Prefeitura de Maricá realiza, nesta quarta-feira, 22 de outubro, coletiva de apresentação do projeto Natal Brasilidade Maricá 2025. Com direção artística de Milton Cunha, que estará presente na coletiva, o projeto propõe uma programação natalina que integra arte, cultura e elementos da identidade brasileira, com desfiles temáticos, iluminação cênica, experiências imersivas e a tradicional Parada de Natal. A iniciativa tem como objetivo posicionar o evento como uma nova referência no calendário cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro.