PREFEITO QUE USAR MÁQUINA PÚBLICA PARA TENTAR ELEGER CÔNJUGE FICARÁ NA MIRA DO TRE-RJ - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE vai colocar uma lupa no uso de verbas públicas de prefeitos fluminenses ávidos para eleger seus cônjuges para mandatos de deputados estaduais e federais em 2026. A nota publicada nesta coluna sobre os malabarismos do prefeito de Teresópolis, Luciano Vasconcellos, para lançar a candidatura da esposa chamou atenção do corregedor do TRE-RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares, que em dezembro assume a presidência da corte eleitoral e presidirá o pleito de 26.
Como ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, o desembargador Claudio de Mello Tavares, é implacável. Foi ele quem conduziu a maior parte do processo do impeachment do ex-governador Wilson Witzel e conhece as artimanhas da política fluminense. As confusões de Teresópolis ele conhece bem, assim como o passado confuso do atual prefeito Luciano Vasconcellos.
MAIS UMA ESTRANHA LICITAÇÃO QUE OCORRE SEMPRE EM TERESÓPOLIS - Teresópolis continua sendo foco de muita controvérsia, quando envolve licitações e grandes obras. A comissão de licitação do Consórcio Intermunicipal da Região Serrana - CIMSERRA, se meteu em um rolo de R$ 360 milhões para mão de obra terceirizada.
Depois de desclassificar várias empresas sérias, inclusive a que ofereceu menor preço, com a justificativa esdrúxula de que não poderia dar descontos, a empresa vencedora finalmente foi anunciada. Ganhou a Lions Serviços Inteligentes, de Brasília. Pelo jeito tem gato, ou melhor leão, na tuba. Vão chover recursos das companhias prejudicadas no certame.
O KENNEDY CARIOCA VEM AÍ... - Quem assiste diariamente a TV Jovem Pan sabe do carisma do apresentador André Marinho, uma águia na questão política e com uma bagagem e fluência capazes de enfrentar qualquer debate. O rapaz vai entrar firme na política em 2026 e terá o Rio como seu palco.
André não vai mirar no legislativo. Vai estrear como candidato ao Governo do Rio e já está conversando com vários partidos. Vai ser um fato novo na próxima eleição do estado.
Vale lembrar que foi na casa do seu pai no Rio, o QG e estúdio de TV que elegeu o presidente Jair Bolsonaro com programas gravados na sua pérgola. Uma aposta feita quando ninguém acreditava nas chances do capitão.
Ele é filho do empresário Paulo Marinho, diplomado como primeiro suplente do senador Flávio Bolsonaro na mesma eleição.
André tem se inspirado na trajetória de John Kennedy. Ficou amigo da família e do hoje poderoso Secretário de Saúde do Governo Trump, Robert F. Kennedy, que foi entrevistado por André em um inglês impecável na Jovem Pan.
UM MESSIAS UNGIDO. DEUS ESCREVE POR LINHAS TORTAS ATÉ NO STF - Quem convive com o futuro ministro Jorge Messias no dia a dia, ou na igreja evangélica que frequenta, sabe que o rapaz vai surpreender quando tomar posse da cadeira de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Ele é um homem que acredita que a sua vida é regida por uma programação divina e possui uma humildade verdadeira. Com a ex-presidente Dilma Rousseff, teve um papel muito maior do que se imagina. Era a lucidez pura no meio de um grupo de moicanos. Se tivessem ouvido suas ponderações, o desfecho do impeachment teria sido outro.
Lula acerta em escolher um nome, que, além do saber jurídico, tem um caráter inviolável. Nenhum dedo sujo foi apontado para ele até hoje.
Junto com o ministro André Mendonça, ele formará uma frente de moralidade no STF, bem longe de escândalos e futricas. Ter Deus acima de tudo, pode ser salutar para o Brasil e para o futuro da suprema corte.
MINISTRO DO TCU, BRUNO DANTAS SEGUIRÁ PARA INICIATIVA PRIVADA, MAS VAI INDICAR SUCESSOR - Anotem: defenestrado da chance de ser ministro do STF, o ministro Dantas irá deixar o TCU e partirá para a iniciativa privada. Vai levar, porém, um prêmio de consolação precioso: terá grande influência na escolha do seu sucessor. O conhecido advogado ligado a Dantas já está sonhando com a cadeira na corte de contas.