IMAGEM DE LULA SUBIU DEPOIS DE JANJA SE RECOLHER E DEIXAR DE TENTAR MANDAR NA SECOM - O clima entre Janja e Lula já foi melhor. A subida da popularidade de Lula nas pesquisas e a melhora da sua aprovação junto à opinião pública, coincidindo com o sumiço de Janja, não foram mera coincidência. Deter os ímpetos midiáticos da moça tem azedado o relacionamento do casal, é o que tem detectado os amigos íntimos de Lula e Janja.
Nos primeiros anos do Lula3, a primeira-dama estreante fazia o inferno na vida dos funcionários da SECOM. O então ministro da Comunicação Social, o deputado federal Paulo Pimenta, comeu o pão que a cozinha do Alvorada amassou. A moça se metia em tudo. Os índices só despencavam. O love palaciano não refletia o love do povo com Lula.
A chegada do novo ministro, o publicitário Sidônio Palmeira, e a promessa do fim das interferências diretas de Janja, promoveram uma recuperação mágica de imagem. Os profissionais de comunicação e as agências de publicidade puderam finalmente trabalhar sem os pitos e pitacos da primeira-dama.
A hoje encolhida Janja, que ainda carrega um forte índice de rejeição até entre a cúpula petista, teve reflexo negativos na imagem de Lula. Episódios como a primeira-dama se metendo no meio de uma conversa entre Lula e Joe Biden, no salão oval da Casa Branca, ou o "Fuck you Elon Musk" em um patético ato público, fazem parte de um acervo folclórico de uma Janja sem limites.
A melhora dos índices revelam que amigos históricos como Gilberto Carvalho e Ricardo Henrique Stuckert tinham razão em tentar coibir os excessos de uma primeira-dama para preservar a imagem do presidente. Lula que, de tão apaixonado, não queria nem ouvir conselhos, percebe agora que os amigos estavam certos. A sua aprovação popular passa principalmente pelo freio de arrumação em casa, digo, na residência oficial.
EDUARDO BOLSONARO ENTREGOU DE BANDEJA A PAUTA NACIONALISTA PARA A ESQUERDA - Além do recolhimento de Janja e sua enorme rejeição (só faz sucesso para a bolha da militância), um dos fatores que fez Lula crescer foi a entrega de bandeja por Eduardo Bolsonaro da pauta da soberania nacional.
A direita tinha a exclusividade da imagem de defesa nacionalista, do verde amarelo e do Brasil acima de tudo. Depois de Eduardo Bolsonaro passar a imagem dos "Estados Unidos acima de tudo", a esquerda lulista se apropriou da pauta da federação nacional.
Vexame igual só quando o presidente americano Eisenhower visitou o Brasil, em 1960, e o então deputado Otávio Mangabeira fez questão de beijar sua mão. Foto controversa e imortalizada do memorável colunista Ibrahim Sued. Foi um estrago na vida política do então presidente da UDN e avô do ex-ministro Roberto Mangabeira Unger.
A INGRATIDÃO DO PRESIDENTE DA FIRJAN COM A GESTÃO QUE O SERVIU E QUE O ELEGEU - Com o falecimento da esposa, Eduardo Eugenio Gouveia Vieira, começou a delegar, nos seus últimos dois anos de mandato como presidente da Firjan, ao seu vice Luiz Césio Caetano, a representação pública da entidade, colocando em prática um processo de sucessão natural. O comportamento de Caetano foi até então impecável. Tratava bem os colaboradores que assessoravam Eduardo Eugênio, que, aliás, preside o Conselho Superior da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
O que tem estarrecido a diretoria e o próprio conselho é a postura que Césio Caetano adotou ao assumir o cargo. Está agindo como se não tivesse responsabilidade por tudo que ocorreu anteriormente. É como se um opositor tivesse sido eleito. Além da demissão de assessores, transformou as reuniões de diretoria em encontros azedos e de reclamações. A última foi muito triste. No mundo da política e até na política empresarial, todos amam a traição, mas não perdoam os traidores, ainda mais quando eles são ingratos.
MARCO ANTONIO ALENCAR RETORNA AO TCE E ENTREGARÁ APOSENTADORIA - O Conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE), Marco Antônio Alencar, já pode mandar buscar os ternos na lavanderia. Esta semana ele deverá regressar à corte de contas. A decisão do ministro Kassio Nunes Marques já estava pronta e só não foi assinada pelo tumulto de agenda com a despedida do ministro Luís Roberto Barroso do STF. Deve reassumir e imediatamente protocolar seu pedido de aposentadoria. Promete não ser mordido pela mosca azul do poder como ocorreu com o Conselheiro José Graciosa.
SE NÃO FOR EMPLACAR PARA O STF, BRUNO DANTAS TROCARÁ TCU PELA INICIATIVA PRIVADA - Quem está trabalhando a todo vapor pela cadeira de ministro do STF é o ministro Bruno Dantas do TCU. Ele quer também fazer seu sucessor na corte de contas e adiou a ida para a iniciativa privada por causa do STF. Se perder está oportunidade, Dantas deixa o TCU e segue para a trajetória empresarial.
RODRIGO MAIA QUER FAZER O PAI SENADOR E IRMÃ COMO PRIMEIRA SUPLENTE - Rodrigo Maia está animado com a ideia de ver o pai senador. Ele está se mexendo como nunca pela ideia de ver finalmente Cesar Maia no Senado com a irmã, Dani Maia, como primeira suplente.
MANDATO DO PRESIDENTE DA CÂMARA SOB RISCO EM MARICÁ - O presidente da Câmara Municipal de Maricá, vereador Aldair de Linda, pode estar prestes a enfrentar turbulências políticas. No comando do Legislativo desde 2017, Aldair exerce atualmente o quinto mandato consecutivo à frente da Casa — situação que reacende o debate sobre a vedação de reeleições sucessivas nos Legislativos municipais.
A decisão recente do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que afastou Markinho Gandra da presidência da Câmara de Belford Roxo por tentar um terceiro mandato consecutivo, colocou luz sobre casos semelhantes em outras cidades. A questão agora é saber como o Ministério Público interpretará o cenário em Maricá.
Nos bastidores, a pergunta que circula é inevitável: se o pau que bate em Belford Roxo também baterá em Maricá, onde Aldair tem no prefeito Washington Quaquá um aliado.
FEBRABAN VAI ENTRAR EM PÉ DE GUERRA COM O PRESIDENTE DO INSS - Em meio ao escândalo dos descontos associativos em aposentadorias e pensões do INSS, que resultou em uma CPMI no Congresso, outro desconto nos pagamentos de idosos - e muito mais vultuoso - vai sofrer um duro golpe nos próximos dias. Segundo fontes do INSS, a autarquia previdenciária também vai suspender esses descontos nos pagamentos. Grandes bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú e outros menores terão o ACT suspenso.
A medida seria uma resposta do presidente do órgão, Gilberto Waller, às acusações de que "os bancos fazem o que querem" e todos continuam a operar. No entanto, interlocutores do INSS, que pediram anonimato, avaliam que isso será "um tiro no pé". Não é de hoje que essa briga de juros de bancos e aposentados "está no ringue". E o aposentado tem perdido na maioria das vezes.