Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Rio encerra participação histórica na FIT

O secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, com o subsecretário Nilo Sérgio Félix durante a feira | Foto: Setur RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro encerrou em grande estilo sua participação na FIT América Latina, em Buenos Aires. Após quatro dias de ativações que encantaram o público — com destaque para a Roda-Gigante Yup Star Rio, principal atração da feira —, a Secretaria de Turismo e a TurisRio promoveram uma capacitação exclusiva para o trade latino-americano.

O encontro reuniu operadores, agentes de viagem, jornalistas e influenciadores, além de parceiros estratégicos como ABIH-RJ, RIOgaleão, Parque Bondinho do Pão de Açúcar, Orla Rio, ROXY Dinner Show, AquaRio, Terra dos Dinos, Trem do Corcovado, Roda-Gigante Yup Star Rio e Apresenta.

Durante cerca de duas horas, os convidados puderam conhecer mais sobre os atrativos turísticos, a rede hoteleira e a gastronomia fluminense, na capital e no interior.

"Encerramos a FIT com a certeza de que o Rio de Janeiro mostrou sua força enquanto desisto turístico. Levamos uma ativação inédita, aproximamos nosso trade de parceiros estratégicos e reforçamos a relação histórica com o público argentino, que segue sendo nosso principal mercado internacional", afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Macaque in the trees
O encontro reuniu operadores, agentes de viagem, jornalistas e influenciadores. Além de parceiros estratégicos | Foto: Fotos Setur RJ

Os números confirmam o protagonismo: de janeiro a agosto, o estado recebeu quase 1,5 milhão de turistas internacionais, sendo 540 mil argentinos (crescimento de 120%). A expectativa é encerrar 2025 com 2 milhões de visitantes estrangeiros, sendo 900 mil da Argentina, um recorde histórico.