Nesta segunda-feira (1º), a presidente Ana Tereza Basilio e a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, anunciaram uma grande novidade para a advocacia criminal. O envio de procurações para assinaturas de presos e o agendamento de reuniões entre advogados e clientes privados de liberdade passarão a ser feitos de forma online, sem a necessidade de deslocamento até as unidades prisionais aos que assim preferirem. A medida vai beneficiar principalmente advogados e advogadas do interior do estado, que precisavam percorrer grandes distâncias.
A OAB-RJ também lançou ontem a Cartilha de Prerrogativas da Advocacia LGBTQIAPN , a primeira do Brasil no sistema OAB com informações sobre os direitos específicos de advogados e advogadas que integram a comunidade LGBTQIAPN . Logo após o lançamento, foi realizado o I Curso de Formação de Delegados de Prerrogativas da Diversidade, que recebeu mais de 100 inscrições. "Essa cartilha reforça o compromisso da nossa gestão com a defesa intransigente da advocacia e com a valorização da pluralidade que nos compõe", comentou Basilio.
E a Seccional recebeu também uma visita ilustre nesta segunda movimentada. O seminário Desafios e Perspectivas do Ensino Jurídico no Brasil, da Comissão de Ensino Jurídico, da OAB-RJ, contou com a participação de Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.