Por:

PINGA-FOGO

Golaço de Menin ao escolher o jornalista João Vítor Xavier para presidir a CNN Brasil. Classe política confia no novo CEO

O empresário e controlador da CNN Brasil, Rubens Menin, marcou um golaço ao procurar dentro da própria emissora e da sua rádio Itatiaia o nome do novo presidente do seu canal de notícias. Trata-se de João Vítor Xavier Faustino, que apresenta o programa CNN Esportes S/A, é vice-presidente da holding Itasat, integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000 e apresenta, diariamente, o programa Bastidores, desde 2004. Um detalhe fundamental é o seu entendimento da política, João Vitor está no seu quarto mandato de deputado estadual por Minas Gerais, filiado ao Cidadania e com livre trânsito no mundo político.

Com mandato eletivo e respeitado na classe política nacional, ele traz para a CNN Brasil e para o grupo de Menin o peso político que o ex-presidente João Camargo tentava construir, só que capitalizando para a sua operação paralela no Grupo Esfera, empresa de lobby presidida pela sua filha Camila Camargo Dantas, casada com o ministro e ex-presidente do TCU , Bruno Dantas.

Nascido em 1984, com uma larga experiência em coberturas esportivas nacionais, candidatou-se a deputado estadual nas eleições de 2010, tendo sido um dos candidatos mais votados de Belo Horizonte, eleito com 56.956 votos. Assumiu seu primeiro mandato na ALMG, em 2011. Renunciou ao auxílio-moradia no primeiro dia de mandato, votou pelo fim do 14º e 15º salários para os deputados, votou pelo fim do pagamento de participação em reuniões extraordinárias e votou pelo fim do voto secreto na Assembleia de Minas. Em 2014, foi reeleito, obtendo 81.156 votos. Foi um dos autores do projeto de lei "Mar de Lama Nunca Mais", tendo atuado por sua aprovação na ALMG. A Lei 23.191, de 2019, originada desse projeto, institui a Política Estadual de Segurança de Barragens e determina a erradicação das barragens construídas pelo método de alteamento a montante em Minas Gerais.

A escolha do novo presidente fortalece a atuação política da força da CNN Brasil, coloca um apresentador que conhece a casa e os suas prioridades, reforça Minas como centro das grandes decisões da empresa e reforça o papel das sinergias com a rádio Itatiaia. Rubens Menin deixa de ser um mero pagador de contas, já que a força política gerada pela CNN Brasil era materializada em apoio comercial no Esfera, bem longe dos interesses da rede. A fidelidade do novo gestor a Menin será absoluta, bem diferente da decepção que enfrentou com o CEO demitido, com o qual colecionou decepções e surpresas desagradáveis. Agora a CNN Brasil estará 100% afinada com os objetivos e metas do seu acionista e mantenedor. O mercado aplaudiu a chegada de João Vitor que estará no circuito Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Na emissora, João Camargo é página virada.

 

ROMBO NOS COFRES PÚBLICOS - Luiz Geraldo de Paula, ex-secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Quissamã, e a empresa União Norte Fluminense Engenharia e Comércio Ltda. são alvos de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Eles são acusados de causar um prejuízo de R$ 12,8 milhões aos cofres públicos por meio de contratos superfaturados de coleta de lixo firmados em 2013. A Promotoria aponta que dois contratos - um com dispensa de licitação e outro decorrente de concorrência pública - apresentaram sobrepreço e pagamentos indevidos por serviços não executados, como manutenção de mobiliário urbano e uso de balsa aquática.

A investigação revela que a empresa foi beneficiada com valores acima do praticado no mercado e que o ex-secretário agiu com dolo e má-fé, sendo responsável pela contratação e fiscalização. A proposta de acordo apresentada foi rejeitada por ambos os réus, o que resultou na judicialização do caso. O MP pede o ressarcimento integral do valor, com atualização monetária, juros e honorários advocatícios.

MEDALHA GETÚLIO VARGAS - O plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda foi palco na noite de quinta-feira, dia 28, da entrega da Medalha Getúlio Vargas para políticos e autoridades das mais diversas esferas do Estado do Rio. Entre elas, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, aplaudido ao ser chamado para compor à mesa principal. Ficou ao lado do ex-deputado estadual Edson Albertassi, das deputadas Laura Carneiro e Benedita da Silva, e de Munir Neto, deputado estadual e irmão do prefeito Antônio Francisco Neto, de quem Paes tenta apoio na corrida de 2026. O prefeito, que não pôde comparecer à cerimonia, sempre dá a mesma resposta a Eduardo Paes: "É fiel ao governador Cláudio Castro e apoiará quem ele pedir". Aliás, o secretário estadual de Cidades, Douglas Ruas, não recebeu a medalha pessoalmente, pois estava em outro compromisso com o governador Cláudio Castro.

HOMENAGEM NA DESPEDIDA - A 4ª Subseção da OAB Barra Mansa realizou um coquetel de despedida em homenagem ao juiz de Direito da 1ª Vara Cível da cidade, Francisco Ferraro Junior, nesta quinta-feira, 28, no Fórum de Barra Mansa. O evento reuniu advogados que ressaltaram a trajetória do magistrado na Comarca. O coquetel foi organizado e presidido por Aloizio Perez, presidente da subseção. Em seu discurso de despedida, o juiz agradeceu a homenagem e a parceria com a advocacia local, destacando o trabalho de sua equipe e a importância do trabalho em conjunto para a busca da justiça. O presidente da OAB, Aloizio Perez, elogiou a carreira do magistrado e o legado deixado na Comarca. Perez enfatizou a atuação técnica e humana de Ferraro.