Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Henrique Figueira se despede do TJRJ

Figueira se despede do Tribunal de Justiça do Rio | Foto: Brunno Dantas e Felipe Cavalcanti/TJRJ

O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira teve o seu último dia de despacho no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta quarta, 27. Ele saiu de férias e no regresso já estará aposentado. É um dos nomes mais respeitados da magistratura fluminense e ocupou a presidência do TJ-RJ e depois do TRE-RJ.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ingressou na magistratura em 1988. Há vinte dois anos o magistrado integra o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Quando juiz, foi titular de diversas comarcas da Capital, entre as quais a 40ª Vara Cível e a 8ª Vara da Fazenda Pública. O magistrado também foi diretor-adjunto da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) por dois biênios (1994-1996 e 1998-2000).

É um dos nomes mais respeitados pelo seu enorme saber jurídico e, após a sua aposentadoria como magistrado, deverá retornar à advocacia engrandecendo a atividade com o seu prestígio nacional.

Ele embarca com os amigos para uma viagem à Ásia, visitando a China e o Japão. No seu regresso, uma série de homenagens de amigos e colegas estão sendo planejadas.