Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Prefeitura do Rio, a presidente da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Ana Tereza Basilio, levou ao prefeito Eduardo Paes a intenção de transformar o Rio em um grande polo internacional de arbitragem, um meio privado de solução de conflitos, sem a intervenção do Poder Judiciário. A presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-RJ, Juliana Loss, participou do encontro.
"Foi uma reunião muito produtiva e o prefeito prontamente topou tocar este projeto incrível em parceria com a Ordem. Ao lado da prefeitura, vamos transformar nossa cidade na capital internacional das arbitragens na América Latina. Com a estrutura hoteleira e de turismo que o Rio de Janeiro já tem, este projeto vai ser um sucesso", afirmou Basilio.
A presidente pretende fortalecer o mercado da advocacia na cidade. Na última semana, a OAB-RJ assinou o manifesto LawTech Nation, que tem como meta transformar o Rio de Janeiro em capital mundial de inovação jurídica até 2030. O manifesto foi lançado na AB2L Lawtech Experience, em São Paulo, no último dia 13. Em 2026, o evento será realizado no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio.