Por:

PINGA-FOGO

ENCONTRO DA DIREITA - O Hotel Tangará, para muitos o Copacabana Palace de São Paulo, foi o palco de uma demonstração de unidade da direita, em dose dupla, durante o encontro promovido pelo grupo Esfera. O primeiro painel reuniu todos os presidentes de partidos mais à direita: Antônio Rueda, União Brasil; Baleia Rossi, MDB; Renata Abreu, Podemos (única mulher no time); Gilberto Kassab, PSD; e Valdemar Costa Neto, PL. Em todos uma posição comum: estarão juntos em 2026. A direita vai sair unida e com grandes chances já no primeiro turno.

QUANDO SETEMBRO CHEGAR... - O presidente da Federação PP/União Brasil, Antônio Rueda, deu a dica no painel que participou: Setembro é a data limite para definir desembarque do União Brasil e PP do Governo Lula.

DIREITA UNIDA - Na outra mesa do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, estavam os Governadores Cláudio Castro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado (os três assumidamente de direita) com Helder Barbalho (que sonha em ser o Vice do Lula) e Raquel Lyra do PSD, também mais à direta. Todos com o discurso da união da direita para 2026, menos Helder que preferiu ficar em cima do muro.

O SHOW DE CIRO - O primeiro painel teve como mediador o senador Ciro Nogueira, com a participação do Governador Tarcísio de Freitas e do Prefeito Ricardo Nunes. Outro painel no qual a direita deu o recado de união. Ciro deu um show como moderador para alegria de Tarcísio de Freitas, que ganhou rasgados elogios.

A VIRADA À DIREITA DE CAMARGO - O curioso foi o comentário de um jornalista presente: "Este evento do Esfera de João Camargo no Tangará deixou o Lide de João Doria como reduto da esquerda…". O curioso é que o Esfera surfou inicialmente em uma onda mais à esquerda e aliado ao Governo Lula, enquanto João Doria ainda tinha resquício de sua campanha anti-PT.

O Fórum do Lide, no Rio, realizado na sexta, 22, teve mais petistas do que o evento do Esfera em São Paulo. Um evento muito mais sintonizado com a direita e com agenda pró-Faria Lima. Para Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado serviu como um grande palanque eleitoral para as suas candidaturas. Camargo sabe identificar para onde sopram os ventos favoráveis de 2026.

OS NOVOS CANDIDATOS DO RIO - Se a direita está unida, a sucessão do Rio seguiu o mesmo rumo com o pré-lançamento do prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, como candidato a governador em 2026 pelo União Brasil. Outra candidatura que surge e foi publicada em primeira mão pelo site Metrópoles é do ex-presidente do Flamengo Rodolfo Landim, pelo Progressistas. Os dois podem acabar juntos, dentro do espírito da Federação.