Por:

Regina Helena Fábregas Ferreira e Carlos Fernando Potyguara Pereira tomam posse como desembargadores do TJRJ

A desembargadora Regina Fábregas Ferreira com os padrinhos Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos, Claudia Telles de Menezes e Suely Lopes Magalhães, e o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro | Foto: TJRJ

Os magistrados Regina Helena Fábregas Ferreira e Carlos Fernando Potyguara Pereira tomaram posse, nesta segunda-feira, 18 de agosto, como os mais novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, contou com a presença de magistrados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, familiares e convidados que lotaram o Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Judiciário fluminense.

A magistrada Regina Fábregas foi promovida pelo critério de merecimento, em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Augusta de Figueiredo. Já o magistrado Carlos Potyguara foi promovido pelo critério de antiguidade, na vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Fernando Foch.

Primeira a prestar o compromisso e assinar o termo de posse, a magistrada Regina Helena Fábregas foi conduzida ao plenário pela 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães, e pelo desembargador Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos e pela desembargadora Cláudia Telles de Menezes.

Em seguida, foi a vez do magistrado Carlos Fernando Potyguara Pereira prestar o compromisso e assinar o termo de posse. Ele foi conduzido pelos desembargadores José Roberto Portugal Compasso, Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira e Antônio da Rocha Lourenço Neto.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro parabenizou os novos desembargadores, elogiando a trajetória que os levaram à assumirem o novo desafio, agora como desembargadores. "Esse momento é aquele em que observamos a nossa caminhada na magistratura. Regina Helena e Carlos Fernando. Ambos têm uma caminhada ainda pela frente, mas o caminho que os trouxe até aqui é de êxito. E, hoje, isso se reflete no ápice da carreira através da promoção. É um momento de muita alegria para o nosso tribunal, tê-los, agora, como desembargadores", ressaltou.

A cerimônia contou com as presenças dos desembargadores Miguel Pachá (presidente do TJRJ, biênio 2003-2004); José Carlos Murta Ribeiro (presidente do TJRJ, biênio 2007-2008); Luiz Zveiter (presidente do TJRJ, biênio 2009-2010), e do 1° vice-presidente da Amaerj, desembargador Ricardo Alberto Pereira, entre outras autoridades.