Por:

Autoridades debatem uso de IA no Poder Judiciário e na advocacia

Painel completo, com a presidente da OAB-RJ e demais autoridades | Foto: CM

Magistrados, juristas, acadêmicos e representantes da advocacia e do setor privado participaram, na última sexta-feira, 15 de agosto, da 'Legal Conference', um painel na Rio Inovation Week, no qual debateram o papel da inteligência artificial no Poder Judiciário e para o trabalho de advogados e advogadas.

A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, apontou que a IA é uma ferramenta amplificadora da capacidade humana capaz de ajudar os tribunais brasileiros a enfrentar o enorme acúmulo de processos atualmente em tramitação - quase 84 milhões, segundo o último relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Macaque in the trees
Ministro Villas Bôas Cueva, do STJ, visita estande da OAB-RJ, no Rio Innovation Week | Foto: CM

"Temos que pensar realmente na inteligência artificial como um instrumento para tornar nosso trabalho mais fácil, célere e eficiente, proporcionando melhores resultados para os jurisdicionados. Porém, precisamos ter responsabilidade para fazer um uso ético e saudável da IA", destacou.

Também participaram do painel o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, o diretor-executivo do banco BTG Pactual, Eduardo Lang, e o diretor-jurídico das Organizações Globo, Antônio Cláudio Ferreira Netto, além do diretor de Inclusão Digital e Inovação da OAB-RJ, William Rocha, e a presidente da Comissão Especial da Justiça Federal da Seccional, Alessandra Lamha. A mediação ficou a cargo da vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Microsoft na América Latina, Alessandra Del Debbio.

Após as palestras, o ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva visitou o estande da OAB-RJ no evento, onde participou do programa OAB-RJ Notícias, apresentado pela presidente da Comissão de Celeridade Processual, Carolina Miraglia.