O Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, sediou, na última sexta-feira, 15 de agosto, o Protel Summit, evento promovido pela Protel Administração de Condomínios, que reuniu especialistas, autoridades e síndicos para discutir temas estratégicos da gestão condominial, como a atuação das plataformas de vendas de hospedagens, tema de grande repercussão em cidades turísticas como o Rio de Janeiro.
O primeiro painel, mediado pelo jornalista Sidney Rezende, contou com a presença do vereador Salvino Oliveira, autor de projeto de lei que busca regulamentar os aluguéis por temporada no município, do advogado Paulo Henrique, representante do HotéisRIO, e do advogado especializado na área condominial e síndico profissional, Marcio Rachkorsky.
O diretor da Protel, Alfredo Lopes, destacou a importância de eventos como esse para o debate de questões que vão afetar a vida condominial. "Um dos pontos é a questão tributária, pois em breve os condomínios pagarão mais impostos. Outro tema é a atuação das plataformas de vendas de hospedagens, que trazem desafios, como a insegurança e o crescimento do fluxo de pessoas nos edifícios residenciais, com consequente aumento das despesas com água e manutenção de elevadores, por exemplo".
O vereador Salvino Oliveira começou ressaltando as experiências internacionais de cidades como Nova Iorque, Lisboa e Barcelona, que regulamentaram a atividade das plataformas de vendas de hospedagens. Oliveira sinalizou outros dois pontos: a questão da segurança pública, que aumentaram significativamente nos últimos meses, e a cessão de dados dos hóspedes, que as plataformas não repassam, mas que são essenciais para a formulação de políticas públicas.
Além do painel, o evento contou com palestras do jornalista Fábio Ramalho, abordando a comunicação eficiente nos condomínios; do delegado Eduardo Freitas, com o tema "O uso de novas tecnologias para a segurança condominial"; e novamente de Marcio Rachkorsky, que encerrou o encontro com a palestra "Expulsão de moradores antissociais e demais novidades jurídicas".