Por:

PINGA-FOGO

TUTUCA E O TEMPERO DO TURISMO NO RIW - O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, terá papel de destaque no Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, que começOU nesta terça-feira (12), no Pier Mauá, no Rio. Ele paticipa de dois debates estratégicos: um sobre a gastronomia como cartão-postal do Rio, ao lado do chef Claude Troisgros, e do jornalista Bruno Agostini; e outro sobre turismo, empreendedorismo e lifestyle, com o comunicador Igor, do Flow Podcast, ambos nesta quarta-feira (13).

Na pauta sobre gastronomia, Tutuca carrega no currículo uma iniciativa de peso no setor: foi durante sua gestão, à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em 2018, que o Rio, ganhou a primeira filial da prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu no Brasil, marco que colocou a capital fluminense na rota internacional da alta gastronomia.

Agora, como secretário de Turismo, Tutuca se prepara para dar um novo passo na qualificação profissional no estado, com a implantação da Escola Estadual de Turismo no Pavão-Pavãozinho, em parceria com a Faetec.

CLIMA DE HARMONIA - No mesmo palco, durante a abertura do Rio Innovation Week, o governador Cláudio Castro; o prefeito Eduardo Paes com seu vice Eduardo Cavaliere; secretários de Estado, além de presidentes de federações e demais autoridades. Todos em clima de harmonia e descontração. Enquanto Castro falava, Paes concordava com muitas coisas. O mesmo quando os papéis se inverteram.

GARANTIA-SAFRA - O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) realiza nesta sexta-feira (15), às 10h, na sede da EMATER-RIO, em Italva, reunião para discutir alternativas que assegurem aos agricultores familiares da região o acesso ao Programa Garantia-Safra.

O encontro foi articulado pelo secretário nacional de Assuntos Parlamentares, André Ceciliano, e reunirá prefeitos, lideranças locais, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ). A pauta é discutir alternativas ao veto presidencial ao projeto de lei que incluía 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense no semiárido brasileiro, sob jurisdição da Sudene.

LANÇAMENTO JURÍDICO - O Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro será palco do lançamento do livro Ativismo Judicial, Judicialização e Autocontenção nas Cortes Brasileira e Portuguesa, da autora Helda Lima Meireles e da Editora Thoth, no dia 1º de setembro de 2025, às 17h.

NO RANKING - Petrópolis é destaque no estado do Rio de Janeiro sendo a sétima cidade no que mais abriu empresas este ano. O dado faz parte do ranking divulgado pela Junta Comercial do Rio de Janeiro, a Jucerja. Até o dia 8 deste mês foram abertos na cidade 1.124 registros, uma média de 140 por mês. O índice supera a média de 2024, que chegou a 133 aberturas de empresas. Em 2024 foram abertas 1.601 empresas no município.