Por:

PINGA-FOGO

CLIMA SERENO - A mudança do calendário político trouxe serenidade ao Governo do Estado do Rio. Deixou de ser necessária a mudança de secretariado e de dirigentes de empresas públicas que vinha sendo construída. O único fato novo para os próximos dias será a convocação de André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira, para o primeiro escalão.

PEDIDO ATENDIDO PELO TSE - O pedido do coleguinha Lauro Jardim, feito na sua coluna de O Globo, foi atendido pela ministra do TSE, Maria Isabel Diniz Gallotti. Ela já pediu pauta para o julgamento do processo do Ceperj, que deverá entrar na segunda quinzena de setembro ou na primeira de outubro próximo.

A ESCOLHA DE SOFIA NA GLOBO - A mudança editorial da TV Globo e dos jornais do grupo virando mais à direita, inclusive com demissões, tem muito a ver com o efeito Trump. O patrimônio e investimentos da Família de acionistas estão distribuídos em 48 empresas, algumas delas de capital aberto. O receio é o efeito "Rupert Murdoch" pelas atitudes do Wall Street Journal no caso das denúncias de envolvimento de Jeffrey Epstein. Se Donald Trump pune seu ex-aliado, o que poderá fazer com os acionistas da Globo?

A correção de rumo é uma verdadeira escolha de Sofia, ou protege o patrimônio ou mantém uma postura ideológica.

TARCÍSIO, O ELEITO - O sentimento de precaução dos acionistas da Globo coincide também com apelos da Faria Lima pró-Tarcisio de Freitas. Aliás, o governo de São Paulo destina a maior parte da sua verba de publicidade para os veículos das organizações Globo. Supera, inclusive, os investimentos do Governo João Doria. A Rede Record, ligada ao mesmo partido do governador, o Republicanos, recebe migalhas.

FEDERAÇÃO EM AÇÃO - Mais de 12 governadores estarão reunidos em Brasília nesta quinta, 07, para debater os excessos de Alexandre de Moraes com Bolsonaro. Inclusive o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que tem sido rotulado pelos colegas de "Rei do Muro", por raramente tomar partido das questões de centro-direita.

PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS - O prefeito Eduardo Paes estuda abrir uma secretaria para o vereador Leniel Borel, para cuidar da causa de criança e adolescente que colocou o edil como campeão de votos na eleição passada. A nova pasta já tem até um fundo destinado à criança e adolescente. Vai ser um golaço em direção às famílias.

QUEIROZ SECRETÁRIO - A posse do deputado Marcelo Queiroz como secretário municipal de Administração do Rio acontece no próximo dia 14 de agosto. Com convites pessoais e intransferíveis, a solenidade acontece no Palácio da Cidade, às 17h, com o prefeito Eduardo Paes de anfitrião, ao lado do vice Cavaliere.

TIRADENTES A KNOPLOCH - O suplente do senador Flávio Bolsonaro, Léo Rodrigues, marcou presença na Alerj, nesta semana, para acompanhar a entrega da Medalha Tiradentes — a maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense — ao seu amigo Maurício Knoploch. A cerimônia foi conduzida em sessão solene presidida pelo deputado Jorge Felippe Neto, com a presença de diversas autoridades, convidados e familiares.