CASTRO NO SUL FLUMINENSE - A presença de Cláudio Castro em três municípios do Sul Fluminense - Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí - arrastou uma verdadeira multidão de lideranças políticas, empresariais e até os próprios moradores que aproveitaram para fazer fotos ao lado do governador. Ou seja: foi "tietado" o tempo todo durante a extensa agenda que cumpriu nesta quarta-feira (30) na região. Na inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) e a entrega de viaturas em Barra Mansa, o primeiro compromisso da manhã, estavam ao lado de Castro ao menos sete deputados, incluindo federais e estaduais, oito prefeitos e diversos vereadores. Do staff do governador, os secretários de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade; Turismo, Gustavo Tutuca; Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; Polícia Militar, Coronel Menezes; o subsecretário estadual de Articulação Institucional, Rodrigo Drable; e o presidente do Inea-RJ, Renato Jordão Bussiere.
LISTA ROBUSTA - A lista de deputados foi integrada por Aureo Ribeiro (federal), Gutemberg Reis (federal), André Corrêa (estadual), Célia Jordão (estadual), Rosenverg Reis (estadual), Munir Francisco (estadual) e Douglas Ruas (estadual). Os prefeitos que saíram de suas cidades para prestigiar o governador foram: Antonio Francisco Neto (Volta Redonda), Alexandre Serfiotis (Porto Real), Babton Biondi (Rio Claro), Jorge Henrique (Mendes), Kaio Márcio (Itatiaia), Luciano Muniz (Pinheiral) e Saulo de Tarso (Valença).
FUTURO BEM MELHOR - A prefeita Kátia Miki demonstrou otimismo com o futuro de Barra do Piraí durante a visita do governador Cláudio Castro feita ao município, o último que ele visitou nesta quarta-feira (30). Recepcionado pela prefeita, Castro foi até a Praça Nilo Peçanha, onde fez a entrega de 22 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar. Castro confirmou ainda o repasse de R$ 18 milhões para a Saúde. De largada, dois motivos que revelam a confiança de Kátia Miki.
PREOCUPAÇÃO - Após o decreto assinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a taxação de 50% aos produtos brasileiros, a Firjan emitiu nota afirmando que "reitera sua grave preocupação com a implementação das tarifas estadunidenses sobre as exportações brasileiras. Considerando o anúncio da ordem executiva de hoje pelo governo dos EUA, será aplicada tarifa transversal de 50% para as importações originadas no Brasil, a partir do dia 6 de agosto de 2025, salvo exceções listadas no documento.
Estas medidas não alteram as tarifas de importação de 50% sobre os produtos de aço e de alumínio anteriormente anunciadas. Estes permanecem como ponto de grande preocupação a ser mantido na agenda de negociações.
Segundo a Federação das Indústrias do Rio, as tarifas impactam diretamente a pauta exportadora do estado, salvo produtos presentes em listas de exceção, como óleos brutos de petróleo. A indústria de Petróleo e Gás compõe aproximadamente 60% das exportações fluminenses para os EUA, sendo o principal item na pauta exportadora e representando 40 mil empregos diretos no estado. "48 municípios do estado exportaram para o mercado norte-americano e poderão ser impactados pelo tarifaço".
Ainda segundo a federação, em consulta com a base empresarial, cerca de 60% dos respondentes esperam impactos das medidas em seus negócios no curto prazo, principalmente na queda de receitas, no aumento de custos operacionais e na redução das exportações. "Nesse contexto, a Firjan defende a urgência da intensificação da atuação diplomática e paradiplomática em diversos níveis para construção de uma solução negociada e célere para mitigação dos impactos econômicos e sociais das novas tarifas anunciadas".
#TÔNORIO - A cidade de Vassouras, no coração do Vale do Café, será o destino do projeto Inverno #tônoRio neste fim de semana, entre os dias 1 e 3 de agosto, na Praça da Estação. Realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio, em parceria com a Prefeitura de Vassouras, a ação itinerante oferece ao público uma programação gratuita com música ao vivo e exposição do melhor do artesanato local, valorizando os atrativos do interior fluminense durante a temporada de inverno.