Por:

PINGA-FOGO

ALMA LAVADA - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro concedeu liminar suspendendo a ação penal contra o ex-prefeito e atual deputado federal Marcelo Crivella, no processo que apura o suposto esquema de corrupção conhecido como "QG da Propina". A decisão é temporária e permanecerá válida até o julgamento do mérito do habeas corpus apresentado pela defesa.

A suspensão foi determinada pela juíza Kátia Valverde Junqueira, relatora do processo no TRE-RJ. A magistrada acolheu o argumento da defesa de ausência de justa causa e inépcia da denúncia, destacando que a acusação se baseia exclusivamente em colaboração premiada não corroborada por outras provas. Crivella responde por crimes como falsidade ideológica e corrupção passiva.

SEGURANÇA NA PAUTA - Com inscrições abertas e gratuitas, o 22º Fórum de Segurança da Barra, Recreio e Vargens, no Rio, terá como tema "Reformas Legislativas e o Combate à Criminalidade Urbana". O evento reunirá autoridades, especialistas, empresários e representantes da sociedade civil para discutir propostas, desafios e soluções no enfrentamento à criminalidade nos bairros da região.

O debate contará com a presença do senador Carlos Portinho; do secretário de Estado de Segurança Pública, Victor Santos; do secretário da Polícia Civil, Dr. Felipe Cury; do secretário de Polícia Militar, Coronel Marcelo Menezes; do deputado federal Eduardo Pazuello; e do promotor de Justiça do MPRJ, Eduardo Paes. O Correio da Manhã e o Jornal da Barra são apoiadores do fórum.

LANÇAMENTO NA FLIP - A jornada 6x1 atinge especialmente jovens negros periféricos, que trabalham sobretudo com comércio e serviços; 70% dos trabalhadores relatam sintomas de estresse ocupacional; e mais de 30% já apresentam sinais de Burnout. É o que revela o Atlas da Escala 6X1, radiografia produzida sobre a intensificação da exploração da força de trabalho no país, que será lançada na Festa Literária de Paraty (Flip), no próximo dia 1° de agosto.

A pesquisa, resultado de uma articulação entre pesquisadores do Observatório do Estado Social Brasileiro, do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e a Associação Trabalho, Rede, Acompanhamento e Memória (TRAMA), teve a participação de milhares de trabalhadores e o apoio de dezenas de movimentos sociais. O documento inédito denuncia os impactos da jornada 6x1 como expressão brutal da precarização contemporânea.

A publicação reúne análises cartográficas, dados estatísticos, depoimentos e interpretações críticas de mais de 3.700 trabalhadores em 394 municípios brasileiros, consolidando um esforço coletivo sem precedentes para revelar o cotidiano de exaustão que atravessa diferentes categorias, territórios e marcadores sociais de desigualdade.

CARAVANA JUDICIÁRIA - Com edições já realizadas em Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Maceió (AL), a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em Goiânia (GO), no dia 5 de agosto, às 18h, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).