Por:

PINGA-FOGO

PAES EM VOLTA REDONDA - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, subiu a Serra das Araras rumo a Volta Redonda nesta segunda-feira, 21 de julho. Foi conversar com o prefeito Antônio Francisco Neto. Em pauta: as eleições de 2026. Paes não esconde de ninguém que é pré-candidato a governador e está em busca de alianças. Aliás, o apoio de Neto, um político de peso no sul do Estado, está sendo disputadíssimo. Mas Neto não arreda o pé: disse que vai apoiar o nome que for indicado pelo governador Cláudio Castro. "É o melhor governador que o Estado já teve", resume Neto.

ENCONTRO COM EVANGÉLICOS - O bispo Abner Ferreira, presidente da Assembleia de Deus Madureira do Rio de Janeiro, fez questão de afirmar que conhece o prefeito do Rio, Eduardo Paes, há mais de 30 anos, quando ele ainda era recém-casado e havia ingressado na vida política. "Passei a admirá-lo desde então", disse ao lado de Paes, durante o encontro da AD Cadevre, na Ilha São João, em Volta Redonda, nesta segunda, que reuniu milhares de fiéis nos dias de evento. Ferreira disse que, embora Paes seja católico, é temente a Deus. E mais: ressaltou que não queria estar na cadeira que Paes ocupa nem um minuto. Ele crê que cada um tem o seu lugar. Ele como evangélico e Paes como político.

PAZ DE CRISTO - Eduardo Paes foi recebido como uma salva de palmas e iniciou o seu breve discurso pedindo para o bispo ficar ao lado dele, já que ele havia dito que Paes não era evangélico. "Paz de Cristo a todos vocês", disse o prefeito, ao lado do bispo e do pastor Rinaldo Dias, ambos abraçados a uma bíblia. O prefeito revelou também um segredo: segundo ele, todas as vezes que precisa fazer uma obra, alargar uma praça, sempre tem uma Assembleia de Deus de Madureira na frente que o ajuda e, com diálogo, tudo dá certo e é resolvido.

AGENDA NA SERRA - Cabe ressaltar que o prefeito Eduardo Paes também cumpriu agenda no fim de semana e esteve em Petrópolis, na Região Serrana, no último domingo (20), para uma reunião de alinhamento com os presidentes municipais dos partidos PSB e PSD. Participaram da conversa os vereadores Júnior Coruja e Léo França, o ex-prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo, e o ex-secretário de governo Marcus São Thiago.

RATINHO NA ACRJ - Com o tema "A experiência do Paraná em inovação e melhoria do ambiente de negócio", a próxima edição do almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), terá como convidado especial o governador do estado do Paraná, Ratinho Junior. O evento, tendo como anfitrião o presidente Josier Marque Vilar, acontece nesta sexta-feira, 25 de julho, às 12h30.

INOVAÇÕES NA PAUTA - O Clube de Engenharia do Brasil promove, em agosto, a primeira edição do evento "Clima em Foco: Engenharia e Soluções". O intuito é reunir profissionais e estudantes das áreas técnicas para discutir os desafios das mudanças climáticas sob a ótica da engenharia, inovação e sustentabilidade. A reunião acontecerá nos dias 4, 5, 12, 18 e 19 de agosto, na sede do clube, no Centro do Rio.

A programação inclui cinco mesas temáticas conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em propostas concretas e produção de um documento final colaborativo. Entre os nomes confirmados estão Aloizio Mercadante (presidente do BNDES), Ima Célia (doutora em ecologia pela Universidade de Stirling, no Reino Unido, e pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi), Tainá de Paula (Secretária de Ambiente e Clima do Rio), Rayane Ferretti Moraes (ONU Habitat Brasil), Sérgio Besserman (presidente do Jardim Botânico) e Luciana Costa (diretora do BNDES).

RESSARCIMENTO DO INSS - Mais de 55 mil aposentados e pensionistas do estado do Rio de Janeiro já aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS, proposto pelo Governo Federal. O número corresponde a 33% do público-alvo. Em todo o país, o total de adesões já ultrapassa 582 mil, o que representa 30,4% de 1,9 milhão de aposentados e pensionistas que já podem aderir ao acordo.

DESTAQUE AOS EMPREENDEDORES - Uma análise realizada pelo Sebrae apontou que no primeiro semestre de 2025, o Brasil criou 2,6 novos milhões de negócios. Os dados correspondem a um aumento de 23% quando comparado o mesmo período do ano passado. Desses 2,6 milhões, 77,3 são microempreendedores, 18,6 são microempresas e empresas de pequeno e por e por fim, 4,1% pequenos negócios. De acordo com o Presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados refletem um ambiente de negócios dinâmico, com a digitalização e a demanda por serviços especializados.