Em imersão Firjan IEL com empresários fluminenses do setor de panificação ao Japão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, se reuniu na quarta-feira (16) com o embaixador brasileiro em Tóquio, Octávio Cortês. Na pauta do encontro, a possibilidade do acordo de livre comércio e o fortalecimento do comércio bilateral, e o cenário geopolítico mundial.
"Foi uma conversa bastante significativa para aprofundar as relações e o entendimento da economia japonesa. Diplomata de carreira, Côrtes tratou dos aspectos culturais e comerciais do Japão e sobre o fortalecimento das relações bilaterais a partir da possibilidade de fechar o acordo de livre comércio entre os dois países", afirmou Caetano, destacando a impressão positiva dos empresários fluminenses com as novidades e os aprendizados no setor de panificação.
Na imersão de seis dias ao país oriental, o grupo tem visitado diversas padarias, desde as modernas, que investem em inovação em seus produtos artesanais, quanto as mais tradicionais, algumas com mais de cem anos de existência. Entre as tradicionais, estão a Colombin Bakery, confeitaria ocidental mais antiga do Japão, fundada em 1924 e responsável por introduzir a confeitaria francesa no país; e a Confeitaria Toraya fundada no início do século 16 em Kyoto, onde se tornou fornecedora da corte imperial durante o reinado do imperador Goyozei (1586 a 1611). Os empresários também têm participado de capacitação com renomados chefs japoneses do setor.
"Viemos conhecer a cultura oriental e esse país maravilhoso que tem a panificação como uma das maiores rendas per capita do mundo no consumo de trigo. O objetivo é levar para a nossa base as tendências, inovações, custos de mercadoria vendida, ou seja, levar tudo que pudermos adaptar dentro das nossas possibilidades para o nosso associado", ressaltou Fernanda Hipólito, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio Janeiro (Rio Pão).